Tribunal Universitário Judicial e Europeu

Uma Unidade de Investigação

O TUJE uma unidade de investigação multidisciplinar e de ensino universitário, convocando vários saberes e aproveitando e estimulando as competências de várias faculdades:

Faculdade de Direito (FDUC), porque é esta Faculdade que forma juristas e que, até ao presente momento, tem contribuído para dotar os serviços de justiça portugueses de magistrados competentes;

Faculdade de Medicina (FMUC), porque esta Faculdade, além da tradicional e relevantíssima vertente da Medicina Legal, dispõe hoje de competências e saberes indispensáveis no âmbito da justiça (ADN, danos corporais, etc.);

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), porque esta Faculdade, através do Departamento de Engenharia Informática, poderá contribuir para a criação de um suporte logístico indispensável aos serviços de justiça na sociedade de inovação e conhecimento (ex: algumas sentenças em tempo real, free speach optimizado).

Faculdade de Economia (FEUC), cuja colaboração será relevante no que toca à organização de sistemas de informação e à estrutura financeira e organizacional do Tribunal e ainda em matérias ligadas à criminalidade económica. De certo modo, no âmbito da Faculdade de Economia funciona o Centro de Estudos Sociais, cujo o Observatório da Justiça tem elaborado significativos e importantes estudos sobre a situação da justiça em Portugal;

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUC), porque esta Faculdade desenvolve investigação e ministra ensino em psicologia (nomeadamente na especialidade de Psicologia Forenese) e em Serviço Social, áreas que podem dar um contributo relevante para a boa administração da Justiça.

Trata-se, pois, de um tribunal ao serviço de um novo modo de ensinar e sobretudo de aprender (em alguma medida, aprender fazendo - como hoje é apontado nas modernas pesquisas e directivas europeias).

Escadas_Botanico_2.jpg UC010592.JPG P1010688_2.jpg P1010689_2.jpg 6_2.jpg Dep._Eng._Civil.jpg