a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Propinas, taxas e emolumentos?

As questões aqui reportadas aplicam-se ao Estudante Nacional ou Equiparado (EN) e Estudante Internacional (EI), a não ser quando assinaladas em contrário.

Se tiver a taxa de inscrição do ano anterior por pagar consigo-me inscrever este ano?
 

Não, não poderá inscrever-se em frequência no próximo ano letivo se tiver a taxa de inscrição por pagar ou quaisquer outros emolumentos relativo as atos fora de prazo.

  • Atenção: com esta dívida também não poderá obter quaisquer documentos certificativos.
Qual o valor da propina a pagar em regime parcial?
 

O valor a pagar é 60 % do valor da propina em regime integral.

Acabei o curso no final do 1º semestre, tenho de pagar as propinas do ano todo?
 

Não, se está inscrito apenas a unidades curriculares (disciplinas) do 1º semestre e:

  • no caso do mestrado, defendeu a dissertação, estágio ou similar, após decorrida a sua duração mínima, até 28 de fevereiro.
Como posso confirmar se já paguei a taxa de inscrição?
 

No InforEstudante, consulte o separador "Itens a pagamento" no menu "Propinas e Emolumentos". Para informações mais detalhadas pode ainda consultar o separador ao lado: "Plano de Pagamentos".

  • Tenha atenção que se tiver a taxa de inscrição em dívida num ano, não se poderá inscrever no ano letivo seguinte.
Há possibilidade de pagar as propinas em débito/dívida através de prestações, já que foram ultrapassados os prazos para pagamento?
 

Não. Quando o Estudante se inscreve é criado o seu plano de pagamento com o valor da taxa de inscrição e propina relativo ao ano ou semestre da inscrição. Esse pagamento pode ser pago na totalidade ou em prestações.

Após o final do prazo para pagamento da ultima prestação não há lugar ao pagamento faseado das mesmas.

Sou bolseiro dos SASUC e tenho uma dúvida, qual é o prazo limite do pagamento da propina para o presente ano letivo?
 Tens 30 dias para efetuar o pagamento das propinas após a última mensalidade atribuída pelos SASUC.
 
Situação específica só para ESTUDANTE NACIONAL OU EQUIPARADO
Inscrevi-me no início do ano letivo e deixei de frequentar o curso no 2º semestre. Terei de pagar a totalidade das propinas?
 

Sim, pela inscrição são devidas propinas. O facto de não ter frequentado o curso não invalida a obrigatoriedade do pagamento.

Para regularizar a situação terá que desistir da inscrição nos prazos definidos para o 1º e 2º semestres, afixados e divulgados aos Estudantes no início de cada ano letivo (em agosto).
A desistência dentro dos prazos definidos desobriga o estudante do pagamento das prestações de propina seguintes.

Matriculei-me num curso da UC na 1ª fase de concurso nacional e paguei as propinas, entretanto fiquei colocado na 2ª fase noutra escola. Como posso anular a matrícula e como devo fazer para me devolverem o dinheiro da 1ª prestação de propinas.
 

Não tens de proceder à desistência da inscrição. De acordo com a legislação em vigor, os candidatos colocados, na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso que concorram à 2ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada a sua anterior matrícula.

O processo do aluno será enviado ao estabelecimento onde foi colocado na 2ªfase, bem como o valor das propinas já pago.

 
Situação específica só para ESTUDANTE NACIONAL OU EQUIPARADO
Enviei um requerimento para os serviços por email, mas não paguei nada. Tenho que ir aos serviços para fazer esse pagamento?
 

Não. Se tiver algum emolumento a pagar os serviços comunicqm-lhe via email as referências multibanco que deve utilizar para concretizar o pagamento.

Para facilitar e agilizar o seguimento do pedido, após o pagamento, comunique-nos essa informação. O seu pedido/requerimento não deverá prosseguir enquanto não for realizado o pagamento do respetivo emolumento.