a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Certidão de conclusão? Diploma?

Independentemente do curso e da faculdade que frequenta, bem como da situação aqui descrita, o diploma (certidão de conclusão de curso) em formato papel tem que ser solicitado ao Serviço de Gestão Académica da Universidade.

Em alternativa, pode obter o diploma em formato eletrónico, na opção "Certidões" do InforEstudante. O pagamento pode ser realizado através da referências multibanco fornecidas durante esta emissão.

O diploma é o canudo?
 

Não, o diploma é o documento comprovativo da atribuição de um grau académico ou da conclusão de curso não conferente de grau, portanto, é a certidão de conclusão de um curso.

O "canudo" é a carta de curso, carta doutoral ou carta de agregação, que consiste num documento mais formal (mas de igual valor que a certidão), escrito em latim e entregue numa caixa metálica, daí o nome de canudo.

Qual o documento que tenho de pedir para provar que acabei o curso?
 Pode requerer o diploma ou carta, ambos com igual valor certificativo, tendo como diferença o aspeto visual e respetivo emolumento. 
Clique para mais informação...Para mais informação consulte a página http://www.uc.pt/academicos/certidoes/solicitar.
Tenho obrigatoriamente que me deslocar aos serviços para ter um diploma?
 Não, a emissão do diploma e suplemento ao diploma relativo à conclusão de um ciclo de estudos, está disponível em formato eletrónico desde dezembro de 2012.
O que devo fazer se concluir o curso durante o ano letivo?
 O Estudante pode solicitar o seu diploma em qualquer momento, imediatamente após ser dado como concluído no InforEstudante.
Concluí simultaneamente a licenciatura e o mestrado. Como obter o diploma?
 Após a conclusão, o estudante solicita o diploma de cada um dos cursos (e efetua pagamento de cada um desses diplomas), devendo nesta data ter a sua situação de propinas regularizada.