a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Prescrições?

Estive prescrito/a. Como fazer para regressar este ano letivo?
 

Após a interrupção de um ano letivo, tem que efetuar uma candidatura por Reingresso, dentro dos prazos definidos, para regressar à UC e ao seu curso.

Como são aplicadas as prescrições?
 

De acordo com a legislação, os alunos que preencham as condições de prescrição não poderão inscrever-se no ano letivo de prescrição.

Naturalmente, se algum aluno entender que foi abrangido incorretamente pelo regime de prescrições, quer derivado de um erro no cálculo do número de créditos completados ou das inscrições, quer por estar ao abrigo de alguma das situações especiais prevista no regulamento, deverá entregar nos serviços um requerimento a pedir a revisão da sua situação.

A quem se aplicam as prescrições?
  O regime de prescrições só se aplica a estudantes de licenciatura e de mestrado integrado, caso ainda não tenham obtido o grau de licenciado. Em alguns casos (mudanças de curso, por exemplo) a inscrição poderá ocorrer antes de se conseguir verificar se um estudante está ou não em condição de prescrever. Nesse caso a inscrição será anulada assim que essa condição seja detetada.
Estou em risco de prescrever. No próximo ano posso inscrever-me a tempo parcial?
  Sim, mas ao estudante que se encontre na condição de prescrever não é permitido, no ano seguinte, inscrever-se quer em regime integral quer em parcial.
Estou em risco de prescrever. Quais as implicações e que alternativas terei?
 

Caso prescreva é-lhe vedada a inscrição, durante dois semestres letivos, no curso que frequenta ou em qualquer outro.

Após esse ano poderá pedir o reingresso sem limitação do n.º de vagas e com o cômputo de inscrições recolocado a zero. No ano da prescrição o único regime que poderá continuar a frequentar é o das disciplinas isoladas que poderá pedir para lhe serem creditadas após o reingresso.

Se me inscrever apenas num dos semestres como será contabilizada a minha inscrição relativamente às prescrições?
  A inscrição apenas num dos semestres é contabilizada em 0.5 para efeitos de aplicação do regime de prescrição.
Como fica a contagem das minhas matrículas depois da prescrição?
  Depois de cumprir a interrupção de dois semestres imposta pela prescrição, um estudante pode reingressar, sem limitação do número de vagas, com a contagem de inscrições recolocada a zero.
Clique para mais informação...Mais informação sobre prescrições em http://www.uc.pt/academicos/percurso/prescricoes.