a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Trabalhador Estudante?

O que fazer para ter o Estatuto de Trabalhador Estudante?

Só pode solicitar este estatuto após a realização da matrícula e/ou inscrição no ano letivo, nos prazos definidos em http://www.uc.pt/academicos/regulamentos/prazos:

  1. Enviar a documentação digitalizada através do formulário http://www.uc.pt/academicos/e-mail ou através do InforEstudante (Balcão Académico - Requerimentos),  dentro do prazo definido. Deverá mais tarde entregar num dos centros de atendimento ou enviar por CTT os originais desses documentos.
  2. Dirigir-se aos centros de atendimento do Serviço de Gestão Académica, fazendo-se acompanhar do respetivo comprovativo de inscrição na segurança social (ou regime similar). No caso de ser trabalhador independente deverá entregar a declaração de início de atividade.
E se ficar desempregado durante o ano letivo?
 De acordo com o Regulamento de Direitos Especiais dos Estudantes da UC, mantém o estatuto de trabalhador-estudante aquele que, estando por ele abrangido, seja entretanto colocado na situação de desemprego involuntário.
O prazo de inscrições para o meu curso está a decorrer, mas ainda vou realizar exames na época especial da minha Faculdade. Como funciona a inscrição neste caso?
 

Não deve inscrever-se num ano letivo sem terminar o anterior, e portanto, tem que aguardar pela inscrição e realização do exame e só após lançada a nota no Inforestudante poderá inscrever-se no ano letivo seguinte.

Será notificado automaticamente por email do novo prazo de inscrição. Entretanto, poderá inscrever-se, ainda que com caráter provisório, nas turmas praticas das disciplinas que pretende frequentar no novo letivo.

No entanto, se não está inscrito ainda não tem qualquer situação especial ou estatuto inserido, pelo que não poderá usufruir dessa situação de forma automática no InforEstuddante. Para isso deve contactar os serviços da sua Faculdade.

Clique para mais informação...Mais informação consulte o nosso site em http://www.uc.pt/academicos/percurso/direitos_especiais