a carregar...

Autenticação de Documentos Académicos

icon_torreUC




O Serviço de Verificação de Autenticidade de Documentos Académicos da Universidade de Coimbra foi desenvolvido para responder à necessidade de facilitar, agilizar e autenticar o processo de emissão de documentos certificativos aos seus estuduantes.

Sobre a emissão de documentos eletrónicos na UC...

  • Inseriu-se na medida “M023 - Certificado permanente de habilitações no ensino superior” do Programa Simplex 2010, que possibilitou a emissão de certidões desmaterializadas, substituindo a entrega de cópias em papel pela entrega de um código de acesso ao certificado de habilitações online, em Portugal ou no estrangeiro.
  • O documento emitido (ficheiro em formato PDF) é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso alfanumérica e pode ser descarregado sempre que o estudante entender.
  • A validade é a mesma que a de um documento em papel, tendo como acréscimo de segurança a possibilidade de revogação em caso de perda, extravio ou furto.
  • É requerido no Inforestud@nte e a sua autenticidade é verificada no Serviço de Verificação de Autenticidade»
  • Trata-se de um documento cujo conteúdo é apenas verificável eletronicamente (online) não tendo qualquer validade se for impresso.

Sobre a emissão de documentos em papel na UC...

  • O documento emitido é autenticado através da marca d'água, selo branco e assinatura.
  • A partir de julho de 2015 passaram a incluir uma chave alfanumérica que permite o mesmo tipo de autenticação e procedimento referidos para os documentos eletrónicos acima indicados.
Sou estudante e pretendo entregar um documento eletrónico numa entidade. O que fazer?
Pode enviar, entregar ou imprimir a certidão em ficheiro, ou simplesmente o código que a acompanha, indicado neste caso, o presente endereço para que seja validado.
Represento uma instituição e recebi um código (ou ficheiro) de documento eletrónico da UC. O que fazer?
Deve aceder ao Serviço de Verificação de Autenticidade e introduzir o código de acesso, fornecido ou indicado no rodapé do ficheiro, que lhe proporcionará acesso aos dados do documento.
Represento uma instituição e recebi um documento em papel. Como verificar se a sua autenticidade?
O documento recebido deve ter aposto o selo branco da Universidade (em relevo), assinatura e marca de água com a insígnia da UC. Para confirmar o conteúdo deverá ainda aceder ao Serviço de Verificação de Autenticidade e introduzir o código de acesso, fornecido ou indicado no rodapé do documento em papel, que lhe proporcionará acesso aos dados do documento.