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Informações e serviços académicos

Como...

Solicitar a Certidão ou Diploma?

[1] No Inforestud@nte, através da opção “Balcão Académico>>Certidões”.

O estudante (ou ex-estudante se tiver registo no InforEstud@nte) pode obter uma das seguintes certidões que estão já disponíveis:

  • Certidão de Regime de Ingresso
  • Certidão de Matrícula
  • Certidão de Inscrição
  • Certidão de Aprovação
  • Certidão de Não Prescrição
  • Certidão de Duração Curso
  • Certidão de Trânsito de Ano   
  • Diploma (e respetivo suplemento ao diploma), sem classificação ou unidades curriculares, pois esta informação consta do suplemento
  • Certificado Multiusos
  • Histórico Escolar

O seu funcionamento resume-se a seguir:

  • O estudante acede ao Inforestudante em “Balcão Académico>>Certidões”.
  • A seguir clica no link no canto superior direito “Gerar Certidão” e passa ao ecrã seguinte com o menu de certidões.
  • Nesse menu poderá ver o conteúdo genérico da certidão (texto) clicando no ficheiro de exemplo (em formato PDF).
  • Após decidir qual a certidão que pretende, deve clicar em “Gerar Certidão”.    »»Poderão aparecer opções para o estudante selecionar, por exemplo, o ano letivo que pretende para uma certidão de frequência.
  • No final da sua escolha, após confirmação, serão apresentados os dados para que possa efetuar o pagamento da certidão por multibanco.
  • Após o pagamento, passa a constar no Inforestud@nte que a sua certidão está paga (a verde), ficando assim disponível o ficheiro com a certidão.
  • A autenticidade e validade dessa certidão é comprovada pela chave alfanumérica que consta no canto inferior esquerdo da mesma.
  •  A certidão poderá ser validade e verificada em https://verificacaodocumentos.uc.pt/ por qualquer instituição nacional e estrangeira.
  • Sempre que uma entidade receber esse documento impresso ou por via electrónica, pode comprovar a sua validade através do site indicado no documento.
  • Nesse site deve introduzir o código do documento, o qual o identifica univocamente, e ser-lhe-á apresentada uma cópia do mesmo para validação do seu conteúdo.
[2] Por correio eletrónico, através do seguinte link: https://academicos/e-mail
  • Para facilitar e agilizar o tratamento do seu pedido indique no assunto "Pedido de certidão/diploma" e na mensagem especifique:- nome completo, n.º e tipo de identificação;- tipo de certidão pretendida- curso a que se refere essa certidão
  • Tenha atenção que após o envio com sucesso da sua mensagem, receberá uma mensagem automática com o numero do pedido que lhe foi atribuído no sistema de gestão de pedidos. Guarde-o como comprovativo e indique-o sempre que quiser referir este pedido nos serviços (mesmo presencialmente na Unidade de Atendimento do SGA).
  • Após tratamento do seu pedido, receberá uma notificação (mensagem de email) com indicação do montante a pagar e como pode efetuar esse pagamento, na maioria das situações, através de referências multibanco
[3] Presencialmente na Unidade de Atendimento do Serviço de Gestão Académica, através do preenchimento do seguinte formulário.
  • Para facilitar e agilizar o seu atendimento, deve descarregar o impresso, efetuar o respetivo preenchimento, imprimi-lo.
Clique e siga para a página de impressos e formulário

[4] Por CTT, endereçado a:

      Serviço de Gestão Académica da UC
      Divisão de Graduação e Formação
      Colégio de Santa Rita, Rua da Ilha
      3004-531 COIMBRA

  • Após tratamento do seu pedido, receberá uma notificação (mensagem de email) com indicação do montante a pagar e como pode efetuar esse pagamento, através de referências multibanco.

NÃO ENVIE QUAISQUER PAGAMENTOS ANTECIPADOS POR CHEQUE OU OUTRO MEIO DE PAGAMENTO ANTES DE SER CONTACTADO PELOS SERVIÇOS. 



Solicitar a Carta de Curso, Doutoral ou de Agregação?

Para solicitar qualquer uma destas cartas deverá preencher o seguinte formulário e efetuar a sua entrega na Unidade de Atendimento do Serviço de Gestão Académica, acompanhado do documento de identificação. Para facilitar e agilizar o seu atendimento pode descarregar o impresso, preencher e imprimi-lo.

Formulário para solicitar carta de curso, doutoral ou de agregação


Receber os documentos solicitados?

A partir do dia 1 de outubro de 2015, todos os documentos requeridos no Serviço de Gestão Académica serão entregues ao próprio (ou seu representante legal):

  • presencialmente, no ato do pedido, quando feito nos Centros de Atendimento Académico e o documento possa ser emitido de imediato (situação que ocorre em mais de 50% dos pedidos efetuados no Serviço).  

  • através de envio por correio registado (entrega em mão), para todos os outros pedidos, incluindo quando não é possível a emissão imediata do documento.

Com este envio assegura-se uma entrega mais rápida e sem a necessidade de deslocação do Estudante ou Antigo Estudante aos centros de atendimentos.

É essencial que os contactos estejam atualizados no InforEstudante (menu “Geral” / “Dados Pessoais”), ou para os pedidos de Antigos Estudantes, os dados sejam fornecidos corretamente aquando do pedido.

Atenção...
  1. O montante do pagamento varia consoante os documentos solicitados, cujo valor unitário pode ser consultado na tabela de emolumentos.

  2. O seu pedido só será entregue após pagamento do devido emolumento.

  3. O pagamento pode ser efetuado por multibanco/paypal, usando a referência multibanco que lhe será comunicada pelos serviços.

  4. Só serão aceites os pedidos que indiquem claramente o Nome Completo do Estudante, N.º e Tipo do Documento de Identificação, N.º de Estudante e Curso.

  5. Os dados pessoais relativos ao tipo, n.º e validade do documento de identificação, são obrigatórios e devem estar atualizados para que a UC proceda à emissão dos documentos solicitados:
    Para os cidadãos nacionais, residentes em Portugal ou no estrangeiro -
    Bilhete de Identidade (válido) ou o Cartão de Cidadão, cuja obtenção é obrigatória a partir dos seis anos de idade ou logo que a sua apresentação seja exigida para o relacionamento com algum serviço público.
    Para os cidadãos estrangeiros -
    Bilhete de Identidade (válido) ou o Cartão de Cidadão do seu país, ou em último recurso, passaporte válido.

Como os pedidos podem ser feitos por diversos meios, sucede frequentemente a repetição de pedidos por várias vias, o que dificulta o processo interno de tratamento desses pedidos e atrasa a sua resolução.  Apelamos assim à compreensão de todos para que se evite esta repetição de pedidos. Obrigada.