a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Inforestud@nte

https://inforestudante.uc.pt

O Inforestudante é um serviço disponível através de qualquer ponto de acesso à rede Internet no endereço https://inforestudante.uc.pt, restrito a estudantes, ex-estudantes e candidatos a estudantes devidamente autenticados por utilizador e password.

Este serviço foi criado em 1999, reformulado em 2000 e 2002 e é atualmente parte do sistema de informação NONIO (Novo Sistema Académico Universitário), criado em 2007. O NONIO agrega a gestão académica de todos os ciclos de estudos, cursos e estudantes da Universidade de Coimbra, e abrage os seus diversos intervenientes: colaboradores dos serviços, docentes e estudantes.

Entrou em pleno funcionamento em 2007, na FCTUC, e em 2009 iniciou a sua extensão às restantes faculdades da Universidade, processo que concluiu em 2011. Em 2011/2012 todos os estudantes da UC ficaram autenticados neste sistema de informação e em 2012/2013 toda a informação relativa a propinas e pagamentos de estudantes passou a ser gerida e disponibilizada nesse mesmo sistema.

Serviços

O InforEstud@nte é um serviço interativo de gestão curricular e pedagógica, onde cada estudante é identificado univocamente pelo seu Número de Estudante, e tem acesso a:

  • realização de atos como candidatura, matrícula, inscrição em frequência e exames (quando exigido por regulamento da UC);
  • avaliações, média ponderada de curso, simulação do percurso académico, de conclusão de curso e da possível situação de prescrição;
  • sumários e material de apoio pedagógico;
  • plano de pagamento de propinas e referências para pagamento por multibanco;
  • emissão e pagamento de certidões electrónicas;
  • regulamentos, manuais de utilizador e outros documentos;
  • avisos variados, gerais e individuais.

A UC continua empenhada em facilitar a vida ao aluno, evitando que o mesmo seja forçado a deslocar-se aos serviços. Por essa razão estão continuamente a ser planeadas novas funcionalidades para esta plataforma de comunicação e informação.

Primeira Entrada

Devido ao elevado número de estudantes abrangidos por este serviço, e à consequente necessidade de criar acessos iniciais diferenciados para cada estudante, a primeira entrada é efetuada através da conjugação de dados pessoais. No entanto, estes dados só por si não fornecem total garantia de acesso exclusivo do estudante à sua informação.

Todos os estudantes devem realizar a primeira entrada pois esta obriga à alteração do nome de utilizador e chave de acesso que serão utilizadas nas entradas subsequentes, garantindo assim maior confidencialidade dos dados. Somente após a "Alteração da Chave de Acesso" poderá aceder à informação proporcionada pelo serviço.

Em qualquer altura, a sua chave de acesso pode ser recuperada para o e-mail que tiver registado no Inforestud@nte.

Segurança

O InforEstud@nte oferece a máxima segurança nas consultas e realização de operações de introdução e alteração da chave de acesso na ficha curricular do estudante, pois efetua as suas ligações através do protocolo SSL (Secure Socket Layer). O protocolo SSL tornou-se num padrão para autenticação de sites e encriptação das comunicações entre os utilizadores e os servidores Web.

Uma das suas grandes vantagens é facto de ser transparente para o utilizador (não é necessário a sua intervenção para estabelecer ligações seguras), e tem como principal objetivo garantir a confidencialidade e a integridade da informação e a autenticação dos agentes que comunicam entre si.

TOMA ATENÇÃO:

  • Para poder verificar se a informação está a ser transmitida em segurança, o endereço do serviço tem de começar por HTTPS:// e deve aparecer o desenho de um cadeado na janela do browser.
  • Para maior segurança dos seus dados altere a sua chave de acesso periodicamente através da opção "Alteração de Chave".