Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Exames Especiais

Os estudantes com acesso a exames especiais são os abrangidos por direitos especiais ou situações contempladas no Regulamento de Direitos Especiais dos Estudantes da UC (RDEEUC):

1. Direitos especiais(1) 2. Outros decorrentes da situações de(1)
 

» Trabalhador-estudante
» Estudante atleta de alto rendimento
» Estudante dirigente associativo jovem da UC e estudante membro de órgãos da UC
» Estudante com necessidades educativas especiais
» Estudante atleta da UC
» Estudante integrado em atividades culturais da UC (escalão A e B);
» Estudante militar

  • Estudante bombeiro;
  • Estudante com participação em atividades de reconhecido mérito universitário


» Estudante finalista
» Estudante finalista do 1º ciclo de Mestrado Integrado

  • Estudante integrado em programas de mobilidade estudantil;
  • Estudante que ingresse ou tenha sido colocado através de regimes especiais;
  • Mãe e pai estudante;
  • Doença; Falecimento de cônjuge ou parente Comparência perante autoridade policial, judicial ou militar;
  • Estudante que professe confissão religiosa cujo dia de repouso ou culto não seja ao domingo
tomaatencao(1) As situações assinaladas com » (e a bold) são solicitadas e atribuídas no início do ano letivo ou do segundo semestre, podendo ser verificadas pelos Estudantes na sua ficha do InforEstud@nte.

Como saber se o meu estatuto já está atribuído?

1. Aceda à sua ficha do Inforestud@nte e entre no menu Geral»»Dados Curriculares.
2. Selecione o separador Regalias e Estatutos e escolha o ano letivo atual.
3. Verifique a situação especial inserida no sistema pelos serviços e procure na sua descrição as condições de acesso a época especial (se aplicável).

O procedimento para solicitar ou usufruir destes direitos especiais pode ser consultado na página de Direitos Especiais no menu "Percurso Escolar".

Como fazer a inscrição em época especial?

[1]  Se o direito especial registado na sua ficha for um dos destacados anteriormente (com »), deverá realizar a inscrição nos exames especiais no  Inforestud@nte, e portanto, não precisa de efetuar requerimento ou realizar outra diligência junto dos serviços, basta inscrever-se no exame da unidade curricular:
  • Aceda à sua ficha do Inforestud@nte e entre no menu Balcão Académico»»Inscrição em Exames.
  • Escolha o ano letivo atual e clique no link "Adicionar Inscrição".
  • Siga as instruções e selecione a(s) unidade(s) curricular(es) a que pretende inscrever-se para realizar exame especial.

[2]  Se o direito especial que lhe dá acesso a realizar exame especial é um dos restantes (não destacado com », como como doença e internamente, por exemplo), tem que requerer acesso ao exame especial através do InforEstudante:

  • no menu lateral "Balcão Académico » Requerimentos";
  • a seguir clicar em "Adicionar" e escolher o requerimento do tipo que se adapta ao que pretende;
  • ler atentamente a informação que o descreve e o conjunto de avisos que se consideram úteis para o apoiar;
  • digitalizar e anexar ao pedido a documentação comprovativa da situação.

Requerimentos disponíveis no InforEstudante:

  • [Alun@s] Inscrição em exame especial ao abrigo de estatutos atribuídos

Solicitação de acesso a exame especial ao abrigo de falta de comparência a exame normal ou de recurso devido a situação decorrentes de estatuto do Regulamento de Direitos Especiais dos Estudantes da UC (RDEEUC) previamente atribuído:

[1.] Estudante bombeiro - falta por cumprimento de obrigação operacional;
[2.] Estudante atleta de alto rendimento - falta por motivo de participação em competições desportivas no dia do exame ou participação na fase de preparação para a competição, desde que a necessidade da sua presença seja atestada;
[3.] Estudante que professe confissão religiosa cujo dia de repouso ou culto não seja ao domingo - falta por exame ocorrer ao sábado ou outro dia de culto religioso.

  • [Alun@s] Inscrição em exame especial ao abrigo de situações especiais

Solicitação de acesso a exame especial ao abrigo de direitos especiais decorrentes das seguintes situações contempladas no Regulamento de Direitos Especiais dos Estudantes da Universidade de Coimbra (RDEEUC):
- Estudante com participação em atividades de reconhecido mérito universitário;
- Mãe e pai estudante;
- Doença;
- Falecimento de cônjuge ou parente;
- Comparência perante autoridade policial, judicial ou militar.

  • [Alun@s] Inscrição em exame especial ou extraordinário (fora de prazo ou outra condição excecional)

Este requerimento só deve ser utilizado para pedido de inscrição em exame da época especial ou época extraordinária não incluído noutro tipo de requerimento. Caso o seu pedido esteja abrangido por um tipo de requerimento existente, será Arquivado pelos Serviços, informando-o de que deverá realizar pedido adequado à sua pretensão.

Estão nesta situação os pedidos de inscrição em exames fora de prazo ou por alguma outra condição ou situação que considere excecional, ficando por isso sujeitos ao pagamento de emolumento (50€).

[3]  As inscrições decorrentes das situações que não foram atribuídas durante o ano, devem obedecer aos prazos de entrega dos documentos que comprovam a situação do estudante.

Quando decorrem as inscrições em época especial?

Para os Estudantes com regalias/situações especiais atribuídas que lhe dão acesso à época especial, as inscrições decorrem no Inforestud@nte de acordo com as seguintes prazos:

[1] Estudantes da Faculdade de Direito

ÉPOCA ESPECIAL em SETEMBRO [ para todas as unidades curriculares ]
  • de 15 de julho a 24 de agosto - de acordo com informação da Faculdade, esta inscrição é indispensável para a realização dos exames, sendo o mapa de exames afixado após o final deste prazo, na página da Faculdade e juntos dos seus serviços.

[2] Estudantes da UC  (exceto Faculdade de Direito)

ÉPOCA ESPECIAL em JULHO [ para todas as unidades com exceção de projeto de tese, dissertação, seminário, estágio ou similares ]
  • inscrição de 15 de junho até 2 dias antes da realização do exame (de acordo com a data definida no mapa de exames para essa unidade curricular) - para a inscrição no exame especial de cada unidade curricular.
ÉPOCA ESPECIAL em SETEMBRO [apenas para defesa de projeto de tese (doutoramento), dissertação (mestrado), seminário, estágio ou similares ]
  • inscrição até ao prazo limite definido internamente pela UO para a entrega de dissertação (mestrado), seminário, estágio ou similares através do InforEstudante
  • inscrição de 15 de julho a 15 de setembro, para os projetos de tese (doutoramentos), pois continuam a ser entregues em papel como anteriormente.

E quando são os exames especiais?

Consultar o calendário de exames definido por cada Faculdade.

Tome Nota :-)

Só é possível inscrever-se no exame especial depois das classificações de Frequência, Exame Normal e de Recurso terem sido lançadas pelo docente e aceites pelos serviços.

  • Se não conseguir inscrever-se a um exame por esse motivo pode mesmo assim realizar o exame. Para tal deve apresentar-se na data e local definidos para realizar a prova, devendo previamente informar os serviços da sua unidade orgânica para que contem consigo. 
  • Não esqueça que o lançamento da classificação fica condicionado a posterior inscrição e verificação das condições de acesso ao exame especial. 
  • Não serão aceites as classificações das unidades curriculares, mesmo que aprovadas, que não cumpram essas condições.
Durante a época de exames o estudante receberá uma mensagem a informar que pode inscrever-se em exames especiais nos 7 dias seguintes à aceitação das pautas em falta. Se tem inscrições em exame por regularizar fique atento ao Email!

Alguns esclarecimentos...

  • A época especial é exclusivamente para aprovação a uma unidade curricular e não para melhoria de classificação.

  • O n.º de exames a realizar pelo Estudante em tempo parcial é metade do limite aplicável ao estudante em regime de tempo integral, arredondado à unidade. Por exemplo:  se o Estudante finalista inscrito em tempo integral e anual pode realizar 4 exames semestrais (ou equivalente), o Estudante em tempo parcial anual pode realizar 2 exames.

  • Considera-se finalista o estudante que, no ano letivo a que reporta a época especial, esteja inscrito em unidades curriculares que lhe permitam terminar uma licenciatura, mestrado ou mestrado integrado.

  • Atualmente, atendendo ao artigo 97.º do RAUC, considera-se também que um aluno do primeiro ciclo do mestrado integrado é finalista quando está em condições de terminar o 1º ciclo. Um Estudante com esta situação, só pode realizar exames relativos ao 1º ciclo desse mestrado