Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Inscrição semestral

De acordo com o artigo 10.º do RAUC a inscrição é feita no início de cada ano letivo e pode reportar-se a todo o ano letivo ou a somente a um dos semestres, salvaguardando situações especiais, como reingresso ou mudança de par instituição/curso.

Na pratica os/as Estudantes da UC podem optar por se inscrever apenas num semestre, sendo uma situação particularmente relevante para as inscrições mais tardias. A opção por esta modalidade de inscrição é realizada durante a inscrição no Inforestudante, ou seja, caso se inscreva apenas a disciplinas de um único semestre, na altura de lacrar a inscrição é-lhe perguntado se pretende efetivamente inscrever-se só num semestre.

tomaatencao Avisam-se os/as candidatos/as colocados/as mais tardiamente, por exemplo, na 3.ª fase ou fase extraordinária de candidaturas na UC, que devem ter  atenção à data da sua inscrição e considerar a possibilidade de se inscreverem apenas no 2º semestre.

[1.] Com a opção de inscrição no 2.º semestre é gerado o plano de pagamentos de propinas relativo ao 2º semestre e respetivas prestações, dando-lhe mais tempo para que possa planear e iniciar as aulas ou trabalhos de mestrado / doutoramento.

[2.] É essencial contactar a Faculdade responsável pelo seu ciclo de estudos de forma a avaliar se há condições para frequentar apenas o 2º semestre, contudo, caso se inscreva apenas nesse semestre, poderá desistir da inscrição até 31 de janeiro com menor impacto nas propinas. A taxa de inscrição é sempre devida.

[3.] Pode ainda efetuar alterações de inscrição de unidades curriculares do 2º semestre até final de março, no InforEstudante.

[4.] Pondere bem as suas opções, pois caso selecione unidades curriculares anuais ou do 1º semestre, será gerado um plano de pagamento anual de prestações, o que implica que quando se inscreve fica imediatamente obrigado/a ao pagamento das prestações com data limite de pagamento até ao mês da inscrição (inclusive).

Em resumo:

É possível a um estudante inscrever-se só no 1º ou no 2º semestre, caso opte por realizar SÓ disciplinas desse semestre.
A propina a pagar será 50% do valor anual da propina.
A inscrição apenas num dos semestres é contabilizada em 0,5 para efeitos de aplicação do regime de prescrição.
Mesmo que o estudante se inscreva a disciplinas do 2º semestre, tem de fazê-lo no prazo normal de inscrições no início do ano letivo.
Na UC não há inscrições provisórias ou condicionais, seja por emissão de visto, de abertura de concurso de bolsas ou outras situações particulares.

De acordo com o definido no RAUC, após LACRAR a inscrição fica obrigado ao pagamento de propina, e caso venha a desistir da inscrição, só há desobrigação de pagamento das prestações dos meses seguintes à data da desistência.

»» Por exemplo, caso se inscreva no dia 1 de novembro em ambos os semestres (inscrição anual), fica obrigado ao pagamento das prestações desde o início do ano letivo e todas com data limite para pagamento em novembro. Se desistir no mesmo dia, apenas é possível a desobrigação das prestações a partir de dezembro.

A inscrição é feita anualmente?

Sim, mesmo quando apenas há inscrição em unidades anuais. Para estar vinculado à UC e a um ciclo de estudos/curso é obrigatória a inscrição no início de cada no letivo. Apenas assim um Estudante pode usufruir dos recursos da UC.

  • Apesar da inscrição poder ser por semestre, não é semestral e portanto, é obrigatório inscrever-se SEMPRE no início do ano letivo.

Onde realizo a inscrição?

Todos os atos académicas, incluindo a inscrição em frequência no ano letivo, são realizados no InforEstudante. O sistema reconhece a inscrição como sendo em regime de tempo integral ou parcial, solicitando ao Estudante que confirme e aceite a sua inscrição nesse regime.

Que opções tenho na inscrição?

A inscrição pode ser anual ou semestral, e dentro desta, pode optar pela inscrição em regime integral ou parcial de acordo com seguinte resumo:
Regime de inscrição Inscrição
Condições
 % da Propina
Tempo integral Anual
  • Inscrição em mais de 30ECTS, até aos limites da inscrição definidos para o curso
  • Inscrição em anuais, 1º e 2º semestre.
100%
  Semestral
  • Inscrição em mais de 15ECTS, até metade dos limites da inscrição a tempo integral
  • Inscrição só em 1º ou só em 2º semestre.
50%
Tempo parcialAnual
  • Inscrição a <=30ECTS
  • Inscrição em anuais, 1º e 2º semestre.
60%
 Semestral
  • Inscrição a <=15ECTS
  • Inscrição só em 1º ou só em 2º semestre
30%

Porquê optar por inscrição apenas no 2º semestre ?

Tipicamente, devem inscrever-se apenas no 2º semestre os Estudantes que não tenham certeza de poderem frequentar unidades no 1º semestre, seja porque aguardam o visto para chegar a Portugal ou outro motivo que os impeça de assistir regularmente às aulas nesse período.

Quais as vantagens desta inscrição?



Com a  inscrição apenas no 2º semestre apenas é gerado o plano de pagamentos de propinas relativo a esse semestre e respetivas prestações, dando-lhe mais tempo para que possa planear e iniciar as aulas ou trabalhos de mestrado / doutoramento.

  • É essencial contactar a Faculdade responsável pelo seu ciclo de estudos de forma a avaliar se há condições para frequentar apenas o 2º semestre, contudo, caso se inscreva apenas nesse semestre, poderá desistir da inscrição até 31 de janeiro com menor impacto nas propinas.
  • Pode ainda efetuar alterações de inscrição de unidades curriculares do 2º semestre até final de março, no InforEstudante.
  • A taxa de inscrição é sempre devida e no caso dos Estudantes Internacionais, também o valor de 30% pago no ato da inscrição.

Se me inscrever também no 1º semestre, posso  desistir depois?

Pode, mas fica obrigado ao pagamento das prestações de propinas até ao mês da desistência. Por isso, pondere bem as suas opções, pois caso selecione unidades curriculares anuais ou do 1º semestre, será gerado um plano de pagamento anual de prestações, ficando imediatamente obrigado/a ao pagamento das prestações com data limite de pagamento até ao mês da inscrição (inclusive)

 Também se aplica aos Doutoramentos?

Clique para mais informação...Sim, com algumas particularidades. Se é Estudante de doutoramento (3º ciclo) também deve consultar a seguinte informação sobre inscrições »»