Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudo “O papel dos Gabinetes de Saídas Profissionais”

workshops14

A Universidade de Coimbra, através do seu Gabinete de Saídas Profissionais (GSP), integra o “Consórcio maior Empregabilidade, uma plataforma promovida pela Fórum Estudante e constituída por quase três dezenas de instituições de ensino superior, públicas e privadas. Neste âmbito, a Universidade de Coimbra coordenou, a partir de 2015, o estudo “O papel dos gabinetes de saídas profissionais”.

Objetivos

O estudo “O papel dos gabinetes de saídas profissionais” foi um trabalho realizado numa lógica colaborativa, sob responsabilidade científica e estratégica da UC, com a participação bastante ativa de todas as instituições-membro do Consórcio. 

O principal objetivo foi o de caracterizar e aprofundar o conhecimento (escasso) sobre os Gabinetes de Saídas Profissionais em Portugal no contexto do ensino superior.

Metodologia

O estudo constituiu, desde logo, pelas metodologias adotadas, um exercício bastante profícuo e produtivo de colaboração entre as diversas entidades participantes, em particular os seus Gabinetes de Saídas Profissionais que, desta forma, aproveitaram a oportunidade para aprofundar os laços de cooperação institucional mas também entre os respetivos técnicos. 

A nível operacional, as metodologias adotadas forma: 

  • Análise e revisão de literatura; 
  • Análise de sites; 
  • Inquéritos aos serviços de carreira das várias IES portuguesas; 
  • Focus Group e Entrevistas.

Resultados alcançados

Esta abordagem multivariada permitiu abordar com algum detalhe as questões previamente identificadas e atingir os objetivos definidos com vista a identificar as boas práticas existentes, mapear a realidade dos GSP nacionais, debater com as diversas partes interessadas as questões relacionadas com a empregabilidade e obter contribuições para o trabalho dos Gabinetes e ainda elaborar recomendações para o fomento da Empregabilidade dos estudantes do ensino superior.