Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

FEIRA DE EMPREGO



A Feira de Emprego da UC é um evento anual no qual, e durante dois dias, podes conhecer um pouco melhor alguns aspetos do mercado de trabalho nas suas diversas vertentes.

Durante a Feira terás a oportunidade de contactar diretamente com as empresas e entidades potencialmente recrutadoras no sentido de conheceres melhor as suas ofertas e as dinâmicas de recrutamento que usualmente promovem.

É realizado em parceria com a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra.

Objetivos

Com este evento a UC pretende ajudar os seus estudantes e diplomados a melhorarem a sua empregabilidade, fomentando uma maior preparação para o mercado de trabalho através de um conjunto de atividades promotoras de algumas competências (soft skills) e outras de capacitação para as dinâmicas de recrutamento que provavelmente irão encontrar aquando nos processos de candidatura a emprego (elaboração de curriculum vitae, preparação para entrevista de emprego, soft skills, imagem pessoal, etc.).

Organização

A Feira de Emprego da UC oferece um conjunto de iniciativas que, em articulação, poderão constituir uma preciosa ajuda aos estudantes e diplomados para uma melhor preparação para a sua vida profissional. Destacam-se as seguintes atividades:

  • Espaço Empresas – Este local, considerado o espaço central do evento, é onde as empresas participantes se apresentam fisicamente, durante 1 ou os 2 dias, a fim de interagirem diretamente e de forma próxima com os visitantes. Assim, os participantes podem colocar questões, esclarecer dúvidas, trocar contactos ou até entregar o seu CV! 
  • Sessões de Apresentação – As empresas dão a conhecer-se aos estudantes e diplomados para que estes, no presente ou futuro, possam candidatar-se (de uma maneira informada) às vagas ou programas de recrutamento disponibilizados por aquelas;
  • Sessões de Recrutamento – As empresas aproveitam a oportunidade para recrutarem durante o evento – por vezes, especificamente para candidatos da UC – ou informarem sobre os seus processos de recrutamento ou sobre os programas de estágios;
  • Sessões de revisão de CV – Um CV não é um “bicho-de-sete-cabeças” mas, ainda assim, existem algumas regras e dicas que poderão ajudar os candidatos a tornar o seu CV mais interessante para os recrutadores;
  • Dinner Talk with a CEO – Um jantar em registo informal com responsáveis de empresas (diretores ou responsáveis de RH) os quais, num registo descontraído, partilham as suas experiências, dão dicas de como melhor abordar as empresas com vista ao recrutamento e esclarecem as dúvidas que mais preocupam os candidatos; 
  • Conferências - Por oradores experientes e com grande conhecimento nas temáticas da empregabilidade.

Participação e Custos

A Feira de Emprego é um evento aberto a todos os estudantes e diplomados da UC. Embora de interesse acrescido para os estudantes numa fase final da sua formação, a UC incentiva fortemente a participação de todos os estudantes como forma de adquirirem mais experiência e competências que, no presente ou futuramente, aumentarão os seus níveis de empregabilidade e conhecimento do mercado de trabalho. 

A participação nos diversos eventos integrados na Feira tem sido gratuita, à exceção de situações pontuais e específicas, como o Dinner Talk with a CEO

A UC tem promovido, em todas as edições, a participação de empresas e organizações potencialmente recrutadoras nas mais diversas áreas de conhecimento e atividade profissional, em particular todas aquelas relativas às suas áreas de formação académica. Às empresas tem também sido assegurada a participação sem quaisquer encargos, o que constitui sem dúvida um aspeto de valorização e potenciação da participação de todo o tipo de entidades. 

Inscrição nas atividades

Algumas das atividades requerem a respetiva inscrição dos participantes por razões logísticas e de ocupação dos espaços: por exemplo, sessões de apresentação e/ou recrutamento; sessões de revisão de CV; Dinner Talk with a CEO necessitam de inscrição prévia, independentemente de custos associados. 

As inscrições – de participantes e de empresas – faz-se normalmente através de plataformas ou subpáginas integradas na página das Saídas Profissionais da UC.