Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

10 Passos para efetuares a Tua matrícula na UC

diagrama_cna_2018
bolinha_verdePASSO 1 - ORDENADOR DE VEZ
 

Cada Estudante Colocado na UC, deve retirar uma senha no ordenador de vez, situado na porta principal do edifício da Faculdade de Medicina (FMUC), e aguardar.

Senha A :: Matrículas – (exceto FLUC)(variável por dia)
Se foste colocado num curso da UC, exceto da Faculdade de Letras, e o Teu nome inicia-se numa das letras referidas, retira esta senha! A matrícula decorre sem acordo qualquer ordem ou escalonamento diário.

Senha B :: Matrículas – Faculdade de Letras
Se foste colocado num curso da Faculdade de Letras da UC (FLUC) retira esta senha.

Senha P :: Atendimento Prioritário
Senha destinada exclusivamente às situações previstas na legislação (Portadores de deficiência física ou sensorial; Grávidas; Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Pai ou Mãe acompanhados de criança de colo, até aos 2 anos de idade.)

bolinha_verdePASSO 2 -ZONA DE ESPERA
 

Enquanto aguardam, os acompanhantes podem visitar esta zona da Universidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Aqui encontram-se os departamentos e faculdades onde são lecionados diversos cursos da Universidade, o Paço das Escolas, a Biblioteca Joanina e e a Torre da Universidade. Também poderão contactar e conhecer os diversos núcleos de estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Para além dos bares que existem em cada uma das Faculdades, onde pode tomar um café ou até almoçar, há ainda os edifícios das Cantina dos Serviços de Ação Social onde se servem diversos tipos de refeições.

Aproveita para conheceres o Património da Humanidade que agora é também o Teu Património!
bolinha_verde PASSO 3 - ACOLHIMENTO


Para facilitar o processo e evitar a acumulação de pessoas no mesmo espaço, o estudante tem que entrar sozinho.

No interior do edifício encontrarás alguém que te conduzirá no percurso, poderá esclarecer dúvidas e te irá entregar uma pasta com contactos e outras informações úteis sobre a UC.

bolinha_verdePASSO 4 -PROCESSO INDIVIDUAL DO ESTUDANTE
 

Neste passo terás que apresentar os teus documentos de identificação, o que permitirá imprimir o teu nome e n.º de estudante na pasta que vai ser impressa no momento e vai constituir o teu processo individual enquanto aluno da UC. 

Os documentos necessários são os seguintes:

  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte), se fores cidadão português;
  • Fotocópia da autorização de residência ou visto, se fores cidadão estrangeiro (não sendo nacional de um Estado-Membro da União Europeia, é necessária declaração emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em como o Estudante reside legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que ingressa na UC);
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte, caso não apresentes Cartão de Cidadão;
  • Boletim de vacinas com a vacina anti-tetânica atualizada.

Para além das fotocópias, deves ter todos os documentos originais contigo para que possam ser legalmente autenticados pelo serviço.

Para os estudantes da Faculdade de Letras (Licenciatura em Geografia), Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia, é necessário também o Documento de Comprovação da satisfação do pré-requisito.

A seguir, na mesma sala, vais tirar uma fotografia a fim de usada no cartão de estudante, na aplicação informática de gestão académica e nos documentos associados à matrícula. 

Este passo permitirá também que a emissão do teu Cartão de Estudante seja mais rápida!

bolinha_amarelaPASSO 5 - MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM FREQUÊNCIA
 

Este passo é realizado pelo próprio estudante num computador disponível para este efeito.

  • O modo de acesso ao Inforestund@nte, aplicação de alunos via Web, é indicado no local.
  • Após entrada, clica no link "Matrículas".
  • Preenche o inquérito obrigatório. Só depois de o preencheres podes prosseguir para o passo seguinte.
  • Após conclusão da fase anterior, clica no link "Inscrições em Curso" e segue as instruções.
  • É nesta fase que terás que seleccionar as disciplinas que pretendes frequentar no ano lectivo de 2017/2018.

No final da inscrição serão impressos os seguintes documentos, que deverás recolher avançar para o passo seguinte:

  • Resumo da inscrição em disciplinas.
  • Certificado Multiusos (para efeitos, nomeadamente de abono de família, ADSE), que terá de ser assinado e carimbado pelo colaborador dos serviços no passo 7.
  • Ficha-Foto para solicitar o Cartão de Estudante.
bolinha_amarelaPASSO 6 - VALIDAÇÃO
 

Neste passo, entrega ao colaborador dos serviços os documentos impressos no passo anterior, para que este proceda à sua verificação, recolha de um dos resumos da inscrição e assinatura e carimbo do Certificado Multiusos.

No final deste passo já serás Estudante da Universidade de Coimbra!
bolinha_amarelaPASSO 7 - PORTAL DE EMPREGO UC
 

Apesar de neste momento só estares a pensar na tua entrada na Universidade, a UC preocupa-se com a etapa seguinte à saída dos seus Estudantes, sabendo que o sucesso da UC será tanto maior quanto maior for o sucesso dos seus Diplomados.

Por isso, neste passo poderás inscrever-te no Portal de Emprego da UC, fruto de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a rede Trabalhando - uma comunidade de sites que está presente em 11 países ibero-americanos e que oferece mais de 200 mil oportunidades mensais de emprego.

Os portais de emprego desta comunidade estão todos ligados de forma a maximizar a difusão das ofertas de trabalho e dos currículos, segundo as necessidades das empresas e dos candidatos.

bolinha_verde

PASSO 8 - SASUC

 A UC proporciona uma vasta gama de serviços de apoio aos seus Estudantes através dos Serviços de Ação Social da UC - SASUC. Neste passo podes obter informação sobre bolsas de estudo, serviços médicos, de alimentação e alojamento.
bolinha_vermelhaPASSO 9 - CARTÃO DE ESTUDANTE
 

A seguir deves passar à zona do Banco Santander Totta para requisitar o teu Cartão de Estudante.

  • Entrega o documento "Ficha-Foto" fornecido no passo 6.

ATENÇÃO: Cada Estudante da UC necessita do cartão de estudante para poder usufruir das infra-estruturas da Universidade, como por exemplo, as cantinas e os serviços médico-sociais.

bolinha_pretaPASSO 10 - AAC
 Para Te receber estão ainda os teus colegas da Associação Académica de Coimbra - AAC, a maior e mais antiga associação de estudantes nacional, que para além de te orientarem neste circuito de matrículas, vão proporcionar-te a descoberta de um vasto conjunto de atividades culturais e desportivas enquanto estudante da UC.

» Como fazer a minha matrícula na Internet ? »