a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Percurso Escolar

Estas páginas contêm ligações e informações relacionadas com o percurso escolar dos estudantes na UC, nomeadamente relativas a avaliação. A informação é actualizada ao longo do ano lectivo, podendo variar os menus e respectivos links.

A saber...

  • Unidade curricular — a unidade de ensino com objectivos e conteúdos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação, traduzida numa classificação final.
  • Unidade curricular obrigatória — a unidade curricular incluída no plano de estudos que o estudante é obrigado a frequentar e na qual tem de obter aproveitamento, sem possibilidade de substituição por outra.
  • Unidade curricular optativa livre — a unidade curricular que o estudante pode frequentar fora da UO que ministra o curso ou ciclo de estudos em que o estudante se encontra inscrito.
  • Ano curricular, semestre curricular e trimestre curricular — as partes do plano de estudos do curso que, de acordo com o respectivo instrumento legal de aprovação, devam ser realizadas pelo estudante, quando em regime de tempo integral, no decurso de um ano, semestre ou um trimestre lectivo, respectivamente.
  • Ano curricular completo — trabalho a desenvolver durante um ano lectivo por um estudante de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos, em regime de tempo integral, correspondente a 60 ECTS.
  • Ano escolar — salvo situações excepcionais, é o período temporal que tem início em 1 de Setembro de um ano civil e termina no dia 31de Agosto do ano seguinte.
  • Aproveitamento escolar — sem prejuízo do disposto em regimes especiais, é aquele que permita a inscrição na totalidade dos ECTS correspondentes ao ano curricular subsequente.
  • Regime de avaliação periódica — avaliação em que os momentos de avaliação distribuem-se ao longo do semestre, do ano ou do trimestre, consoante o regime definido para a unidade curricular.
  • Regime de avaliação por exame final — a avaliação é feita apenas no final de cada de cada período letivo, na chamada época normal, através de um exame final, escrito e ou oral.de cada período letivo, na chamada época normal, através de um exam, de cada período letivo, na chamada época normal, através de um exame

Na UC, a sequência habitual de avaliação a uma disciplina é a seguinte:

Frequência
Após a frequência das aulas durante o semestre, ou semestres, que a unidade curricular durar, são lançadas as classificações aos estudantes inscritos em frequência.
Exame Normal

Época de exame imediatamente a seguir ao período de aulas, acessível aos estudantes com unidades curriculares com:

  • avaliação por exame final
  • avaliação periódica, se compreender uma ou mais frequências ou testes escritos, e um deles for realizado na data do exame época normal

Dependendo das Faculdades, pode ser necessária a inscrição neste exame ("Inscrições em avaliações", no InforEstudante). 

Exame de Recurso

Época de exame seguinte para todas as unidades curriculares, disponível para fazer ou melhorar a classificação.

Dependendo das Faculdades, pode ser necessária a inscrição neste exame ("Inscrições em avaliações", no InforEstudante). 

Exame Especial 

Última época de exame do ano letivo, e portanto, o último momento de avaliação.

Necessita de inscrição ("Inscrições em exames", no InforEstudante) e está restringida a estudantes abrangidos pelo Regulamento de Direitos Especiais.

NÃO PODE SER USADA PARA MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO.

Exame Extraordinário

Época de exame que ocorre no início de cada ano letivo, em OUTUBRO, e a meio do ano, em MARÇO, EXCLUSIVAMENTE para estudantes dirigentes-associativos, bombeiros e finalistas.

NÃO PODE SER USADA PARA MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO.