• Elogios, Sugestões e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Conclusão de ciclo de estudos

A conclusão de qualquer ciclo de estudos até 28 de fevereiro de cada ano letivo implica a desobrigação do pagamento de propinas relativa ao 2º semestre.
O estudante fica dispensado de proceder à inscrição no ano letivo seguinte se a conclusão do ciclo de estudos ocorrer até 30 de setembro.
A conclusão de 2º ciclo de estudos (mestrado) ocorre com a defesa da dissertação ou similar ou a realização da última unidade curricular em falta para completar o plano de estudos desse ciclo de estudos.
A conclusão de um 3º ciclo de estudos, para efeitos de propinas, acontece com a entrega da tese e o pedido de admissão a provas de doutoramento, nos termos do Despacho Reitoral nº 163/2012, de 17 de setembro.
Nas unidades orgânicas (UO’s) em que as defesas de dissertação ou similar não possam ocorrer integralmente até 30 de setembro, admite-se, excecionalmente, a defesa até 31 de outubro, de acordo com informação antecipadamente comunicada pela UO ao SGA.
Nas situações em que a defesa não ocorra até esta data, o estudante tem que se inscrever no novo ano letivo, com o consequente pagamento de propinas. Se a defesa de dissertação ou similar ocorrer até 28 de fevereiro, o estudante é dispensado do pagamento de propinas relativas ao 2º semestre.
Excetuam-se destes prazos os estudantes inscritos em Doutoramento em regime pré-Bolonha, por se encontrarem sujeitos às condições e prazos previstos no Despacho Reitoral nº 230/2011, de 07 de dezembro.

[1.] Estudante que concluiu curso durante o ano lectivo

1.1 O estudante solicita a diploma de conclusão do curso num dos Centros de Atendimento do Serviço de Gestão Académica da Universidade de Coimbra, entidade a quem compete a emissão da referida certidão:

  • O estudante deve ter a situação de propinas nesse curso regularizada para que Universidade possa emitir a certidão. 
  • Isso implica a liquidação do valor total da propina e portanto, todas as prestações relativas ao respectivo ano letivo. O valor da propina é anual, a sua divisão em 4 prestações visa somente facilitar aos estudantes o seu pagamento.

1.3 A certidão é posteriormente levantada nos serviços da Universidade de Coimbra ou enviada por CTT, de acordo com o pedido do estudante.

[2.] Estudante que concluiu simultaneamente um curso do 1º ciclo e do 2ºciclo

2.1 Durante o prazo normal de inscrições, o estudante entra no Inforestud@nte, selecciona o curso de 2º ciclo que vai concluir e efectua a matrícula no mesmo ano letivo.

  • Na matrícula as unidades curriculares avulsas agregadas ao curso do 1º ciclo serão transitadas para o 2º ciclo, dando-o como concluído, se for caso disso.
  • Se conclui o curso de 2º ciclo, o estudante não tem que efetuar inscrição em frequência no presente ano letivo, e portanto, não tem que pagar taxa de inscrição ou propinas.
  • Se não conclui o curso, a matrícula deve anular-se e o estudante mantém-se vinculado ao curso do 1º ciclo até final desse ano lectivo.
  • O estudante pode efectuar o pedido de certidão de conclusão do 1º ciclo.

2.2 Fora do prazo das inscrições anuais, o estudante dirige-se ao Serviço de Gestão Académica e informa que reúne condições para concluir o curso do 2º ciclo.

  • O Serviço de Gestão Académica verifica a situação e procedem à matrícula do aluno no curso do 2º ciclo.

2.3 Após a conclusão, o estudante solicita a certidão de conclusão do curso do 2º ciclo, devendo nesta data ter a sua situação de propinas regularizada.

2.4 A certidão é posteriormente levantada nos serviços da Universidade de Coimbra ou enviada por CTT, de acordo com o pedido do estudante.

[3.] Estudante que conclui o 1º ciclo de um mestrado integrado

3.1 Se esta situação ocorrer imediatamente após a candidatura (por reingresso, transferência ou mudança de curso):

  • O candidato tem que formalizar a matrícula nesse curso e no ano letivo da sua colocação, não podendo ter propinas em dívida nesse curso.

3.2 No caso de concluir o 1º ciclo e tiver disciplinas avulsas para concluir o curso de 2º ciclo de continuidade:

  • Se for um curso de continuidade cujo acesso não está condicionado a opções (como Mestrado em Engenharia Geográfica, Engenharia Geológica e de Minas e Mestrado em Tecnologias de Informação Visual), deve proceder como em [2].
  • Senão, o estudante tem que fazer uma candidatura ao curso que pretende.

TOMA NOTA: O diploma ou carta de curso (se licenciado ou mestre) devem ser solicitadas no Serviço de Gestão Académica da Universidade, de acordo com as indicações da página Como solicitar uma certidão, diploma ou carta?