a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Exames Especiais

Os estudantes com acesso a exames especiais são os abrangidos por direitos especiais ou situações contempladas no Regulamento de Direitos Especiais dos Estudantes da UC (RDEEUC):

1. Direitos especiais(1) 2. Outros decorrentes da situações de(1)
 

»Trabalhador-estudante
»
Estudante atleta de alto rendimento
»Estudante dirigente associativo jovem da UC e estudante membro de órgãos da UC
»Estudante com necessidades educativas especiais
»Estudante atleta da UC
»Estudante integrado em atividades culturais da UC (escalão A e B);
»
Estudante militar

Estudante bombeiro;
Estudante com participação em atividades de reconhecido mérito universitário



»Estudante finalista
»
Estudante finalista do 1º ciclo de Mestrado Integrado

Estudante integrado em programas de mobilidade estudantil;
Estudante que ingresse ou tenha sido colocado através de regimes especiais;
Mãe e pai estudante;
Doença;
Falecimento de cônjuge ou parente
Comparência perante autoridade policial, judicial ou militar;
Estudante que professe confissão religiosa cujo dia de repouso ou culto não seja ao domingo

(1) As situações assinaladas com » são solicitadas e atribuídas no inicio do ano letivo ou do segundo semestre, podendo ser verificadas pelos Estudantes na sua ficha do InforEstud@nte.

tomaatencao

Informa-se que, aos estudantes residentes nos concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, será proporcionado acesso à realização de exames em época especial, de acordo com o calendário de cada Faculdade.

Como saber se o meu estatuto já está atribuído?

1. Aceda à sua ficha do Inforestud@nte e entre no menu Geral»»Dados Curriculares.
2. Selecione o separador Regalias e Estatutos e escolha o ano letivo atual.
3. Verifique a situação especial inserida no sistema pelos serviços e procure na sua descrição as condições de acesso a época especial (se aplicável).

O procedimento para solicitar ou usufruir destes direitos especiais pode ser consultado na página de Direitos Especiais no menu "Percurso Escolar".

Como fazer a inscrição em época especial?

1. Se o direito especial registado na sua ficha for um dos destacados anteriormente (com »»), deverá realizar a inscrição nos exames especiais no  Inforestud@nte, e portanto, não precisa de efetuar requerimento ou realizar outra diligência junto dos serviços, basta inscrever-se no exame da unidade curricular:
  • Aceda à sua ficha do Inforestud@nte e entre no menu Balcão Académico»»Inscrição em Exames.
  • Escolha o ano letivo atual e clique no link "Adicionar Inscrição".
  • Siga as instruções e selecione a(s) unidade(s) curricular(es) a que pretende inscrever-se para realizar exame especial.
2. Se o direito especial que lhe dá acesso a realizar exame especial é um dos restantes (não destacado com »») e o obriga à entrega de documentos que validem a sua situação (doença, maternidade, ausência), dirija-se a um dos centros de atendimento destes serviços.
3. As inscrições decorrentes das situações que não foram atribuídas durante o ano, devem obedecer aos prazos de entrega dos documentos que comprovam a situação do estudante.

Quando decorrem as inscrições em época especial?

Para os Estudantes com regalias/situações especiais atribuídas que lhe dão acesso à época especial, as inscrições decorrem no Inforestud@nte de acordo com as seguintes prazos:

[1] Estudantes da Faculdade de Direito

ÉPOCA ESPECIAL em SETEMBRO [ para todas as unidades curriculares ]
  • de 15 de julho a 24 de agosto - de acordo com informação da Faculdade, esta inscrição é indispensável para a realização dos exames, sendo o mapa de exames afixado após o final deste prazo, na página da Faculdade e juntos dos seus serviços.

[2] Estudantes da UC  (exceto Faculdade de Direito)

ÉPOCA ESPECIAL em JULHO [ para todas as unidades com exceção de projeto de tese, dissertação, seminário, estágio ou similares ]
  • inscrição de 15 de junho até 2 dias antes da realização do exame (de acordo com a data definida no mapa de exames para essa unidade curricular) - para a inscrição no exame especial de cada unidade curricular.
ÉPOCA ESPECIAL em SETEMBRO [apenas para defesa de projeto de tese (doutoramento), dissertação (mestrado), seminário, estágio ou similares ]
  • inscrição até ao prazo limite definido internamente pela UO para a entrega de dissertação (mestrado), seminário, estágio ou similares através do InforEstudante
  • inscrição de 15 de julho a 15 de setembro, para os projetos de tese (doutoramentos), pois continuam a ser entregues em papel como anteriormente.

E quando são os exames especiais?

Consultar o calendário de exames definido por cada Faculdade.

Tome Nota :-)

Só é possível inscrever-se no exame especial depois das classificações de Frequência, Exame Normal e de Recurso terem sido lançadas pelo docente e aceites pelos serviços.

  • Se não conseguir inscrever-se a um exame por esse motivo pode mesmo assim realizar o exame. Para tal deve apresentar-se na data e local definidos para realizar a prova, devendo previamente informar os serviços da sua unidade orgânica para que contem consigo. 
  • Não esqueça que o lançamento da classificação fica condicionado a posterior inscrição e verificação das condições de acesso ao exame especial. 
  • Não serão aceites as classificações das unidades curriculares, mesmo que aprovadas, que não cumpram essas condições.
Durante a época de exames o estudante receberá uma mensagem a informar que pode inscrever-se em exames especiais nos 7 dias seguintes à aceitação das pautas em falta. Se tem inscrições em exame por regularizar fique atento ao Email!

Alguns esclarecimentos...

  • A época especial é exclusivamente para aprovação a uma unidade curricular e não para melhoria de classificação.

  • O n.º de exames a realizar pelo Estudante em tempo parcial é metade do limite aplicável ao estudante em regime de tempo integral, arredondado à unidade. Por exemplo:  se o Estudante finalista inscrito em tempo integral e anual pode realizar 4 exames semestrais (ou equivalente), o Estudante em tempo parcial anual pode realizar 2 exames.

  • Considera-se finalista o estudante que, no ano letivo a que reporta a época especial, esteja inscrito em unidades curriculares que lhe permitam terminar uma licenciatura, mestrado ou mestrado integrado.

  • Atualmente, atendendo ao artigo 97.º do RAUC, considera-se também que um aluno do primeiro ciclo do mestrado integrado é finalista quando está em condições de terminar o 1º ciclo. Um Estudante com esta situação, só pode realizar exames relativos ao 1º ciclo desse mestrado