a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Provas e Graus Académicos

Nesta área encontra informação relativa ao grau de doutor e título académico de agregado, incluindo as respetivas provas, e aos processos de equivalência e reconhecimento de habilitações estrangeiras.agenda_letrasjuri
Saber mais...
Agregação — titulação académica que atesta a qualidade do currículo académico profissional, científico e pedagógico do seu detentor, num ramo do conhecimento ou sua especialidade, bem como a capacidade para investigação e a aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente.
Doutoramento — titulação académica do grau de doutor.
Equivalência de grau estrangeiro ao abrigo do decreto-lei n.º 283/83, de 21 de junho — processo pelo qual uma qualificação académica estrangeira é comparada a uma qualificação portuguesa em termos de nível, duração e conteúdo programático.
Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao abrigo do decreto-lei n.º 283/83, de 21 de junho — é facultado o reconhecimento de habilitações estrangeiras de nível superior quando no sistema de ensino superior português na mesma área, não seja conferido grau ou diploma de nível correspondente.
Reconhecimento de graus académicos superiores estrangeiros (decreto-lei n.º 341/2007, de 12 de outubro) — é o processo através do qual se reconhece um grau académico estrangeiro com nível, objetivos e natureza idênticos aos graus de licenciado, mestre ou doutor.
Hábito talar - traje que o candidato deve apresentar obrigatoriamente nas provas de agregação e doutoramento,  constituído por calça ou saia preta, camisa branca, batina (casaco), capa preta comprida e sapatos pretos. Os membros do jurí devem usar as vestes talares da instituição que lhes conferiu o grau de doutor.