Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prova de Agregação

O título académico de agregado é atribuído pelas universidades mediante a aprovação em provas públicas designadas por provas de agregação, podendo ser atribuído nos ramos do conhecimento ou especialidades em que, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 07 de agosto, a universidade pode conferir o grau de doutor. De acordo com os n.ºs 1 e 2, do Art. 7.º do Decreto-Lei n.º 239/2007, de 19 de junho, deverá proceder conforme o estipulado no art. 8.º do mesmo diploma para formalizar o pedido de admissão a prova.

Procedimento

[1.] O requerente solicita ao SGA a criação da coleção na plataforma Provas Académicas (Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra) de modo a poder realizar o carregamento da documentação através do Formulário Academicos@uc.pt, disponível em www.uc.pt/academicos/e-mail:

  • Categorização: Outro Titular de Grau/título
  • Tipo de pedido: Realização de Ato
  • Descrição/Assunto: Prova de Agregação

No texto do pedido deverá mencionar  o ramo do conhecimento ou especialidade para que é requerida a prestação da prova de agregação, a fim de facilitar e agilizar o tratamento da mensagem.

[2.] O SGA notifica o requerente sobre os dados de acesso à plataforma Provas Académicas para que efetue o carregamento da documentação em formato digital. 

O requerente deve proceder ao carregamento da seguinte documentação na plataforma Provas Académicas  no prazo máximo de 10 dias seguidos:

  • Curriculum Vitae (CV);
  • Relatório;
  • Sumário do Seminário ou Lição;
  • Trabalhos mencionados no CV considerados pelo requerente como os mais relevantes.

[3.] Após ter efetuado o carregamento da documentação na plataforma Provas Académicas, o requerente apresenta o pedido de admissão a prova de agregação, utilizando o Im0904 - Requerimento para solicitar a admissão a prova de agregação na UC, dirigido ao Reitor da Universidade de Coimbra, no Centro de Atendimento Académico no polo 1 (Colégio de Santa Rita - Palácio dos Grilos), ou remete-o via postal, acompanhado da seguinte documentação prevista na lei:

  • Comprovativo do grau de doutor ou de categoria (exceto docentes da UC);
  • 1 exemplar em suporte digital do CV, do relatório e do sumário pormenorizado do seminário ou lição (a documentação pode estar contida num único CD/DVD);
  • 1 exemplar em suporte de papel do CV, do relatório e do sumário pormenorizado do seminário ou lição;
  • 1 exemplar (papel e/ou digital) dos trabalhos mencionados no CV considerados pelo candidato como sendo os mais relevantes;
  • Termo de acesso à plataforma Provas Académicas, utilizando para o efeito o Im0516 -  Autorização para disponibilização dos trabalhos de agregação no repositório digital da UC denominado de Estudo Geral;
  • Indicar os dados do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, no caso de cidadão português e passaporte ou outro nos restantes casos.

Os investigadores com relevante atividade de investigação na UC deverão ainda:

  • Anexar ao seu pedido de admissão o comprovativo de reconhecimento prévio do Reitor, caso contrário o requerimento obedecerá aos trâmites previstos na prova de agregação para outros candidatos/as (não docentes da UC).

Caso ainda não tenha obtido o reconhecimento prévio do Reitor poderá efetuar o pedido de reconhecimento na UA (requerimento gratuito), anexando a devida fundamentação (apresentar CV detalhado que explicite a extensão e relevância da ligação à UC).

[4.] Deverá ainda ter efetuado o pagamento do emolumento relativo a admissão a prova, por Multibanco ou na Tesouraria da UC, de acordo com o valor definido na tabela de Taxas e Emolumentos da UC »

Notas sobre o suporte digital (CD/DVD):

O suporte digital deve estar acondicionado em caixa de plástico rígida ou de cartão, devidamente identificado (suporte digital e respetiva caixa) com:

  1. Título;
  2. Autor;
  3. Nome do estabelecimento de ensino superior;
  4. Ano;
  5. Tipo de trabalho.

Este suporte nunca deverá ser colado no exemplar do trabalho em suporte de papel.

ATENÇÃO! Não será dado seguimento ao requerimento nas seguintes situações:
  1. Não tiver efetuado o pagamento do emolumento.
  2. Não tiver efetuado o carregamento da documentação no Estudo Geral.
  3. Falta de documentação ou informação estipulada pelos diplomas legais.

Caso os documentos entregues pelo requerente não cumpram todos os requisitos, este serviço, procederá ao arquivamento do processo.

Especialidades e Júris de Agregação

Clique para mais informação...As provas de agregação decorrem nas áreas de especialidade associadas aos cursos de doutoramentos da UC e podem ser consultadas em:
Oferta formativa da UC - Doutoramentos »
Clique para mais informação... Pode consultar a publicação dos respetivos júris em:
Lista de Júris de Provas de Agregação »