Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prova de Doutoramento para Estudante UC

Aqui encontra informação relativa ao pedido de admissão a prova de doutoramento e respetiva defesa da tese de acordo com o definido no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, para Estudantes de Doutoramento da UC.

Se não é doutorando da UC só pode efetuar este pedido através do Regime Especial de Apresentação de Tese »

    Prazos para entrega da tese

    Os prazos para entrega da tese são definidos a nível global para todos os doutorandos da Universidade, sendo devida e atempadamente comunicados às Unidades Orgânicas e divulgados neste site.

    Nota: O prazo limite para a entrega de tese ao abrigo do ano letivo de 2018/2019 é 31 de agosto de 2019.

    Qual a data que conta para entrega da tese?

    O que define a data de entrega da tese, para quaisquer efeitos, é a entrega dos documentos relativos ao pedido de admissão a prova de doutoramento:

    • se presencialmente é a data em que entrega os documentos no atendimento do SGA do Polo I ou Polo II;
    • se por via postal, é a data de envio dos documentos.

    Procedimento passo-a-passo

    Para iniciar este procedimento deverá cumprir as seguintes condições:

    [1.] estar inscrito regularmente num doutoramento da UC no ano letivo do pedido.
    [2.] ter os ECTS necessários para apresentar tese.
    [3.] ter a situação de pagamentos à UC regularizada.

    [1.] Após a conclusão da tese, o doutorando solicita no SGA, através do InforEstudante, a criação da coleção na plataforma Provas Académicas  (Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra), de modo a realizar o carregamento da Tese e Curriculum Vitae (CV).

    1. No menu principal. clicar no link "Balcão Académico »Requerimentos"
    2. Adicionar o requerimento do tipo: "[Alun@s] Prova de doutoramento: Pedido de Criação Coleção no SIBUC e carregamento da Tese e CV"

    A Tese deve incluir o resumo em português e inglês com dimensão entre 2500 e 5000 carateres, e elaborada de acordo com as normas de Identidade Visual da Universidade de Coimbra acessíveis em:

    Curriculum vitae deve ser obtido a partir da:

    [2.] O SGA notifica o doutorando via InforEstudante (no respetivo requerimento) sobre as credenciais de acesso à plataforma Provas Académicas para que efetue o carregamento da tese e CV em formato digital. Este carregamento deve ser efetuado no prazo de 5 dias seguidos após ter sido notificado.

    Atenção: O acesso à coleção na plataforma Provas Académicasl ficará indisponível após o SGA registar a decisão no requerimento.

    [3.] Após o carregamento dos documentos, o doutorando requer admissão a prova de doutoramento através do InforEstudante:

    1. No menu principal. clicar no link "Balcão Académico »Requerimentos"
    2. Adicionar o requerimento do tipo: "[Alun@s] Prova de doutoramento: Pedido de Admissão a Prova"

    Nesse pedido deve anexar a seguinte documentação:
      (i) 
    Original(ais) do(s) parecer(es) do(s) orientador(es)
      (ii) Autorização de disponibilização dos trabalhos no repositório digital (impresso Im0892)
      (iii) Declaração de autoria da tese (impresso Im0253)
      (iv) Declaração de Representação (Im0237), se aplicável
      (v) Dois pareceres positivos sobre a tese apresentada (se Doutoramento Europeu)
      (vi) Declaração comprovativa do trabalho realizado na Instituição de Ensino Superior estrangeira de acolhimento (se Doutoramento Europeu)

    Nota 1: os impressos indicados estão disponíveis no InforEstudante, em "Balcão Académico > Normas e Procedimentos".
    Nota 2: Os documentos originais deverão ser entregues no SGA, nos Centros de Atendimento Geral, no Polo I e Polo II; ou via postal.
    Nota 3: Se tiver dúvidas pode deslocar-se ao Centros de Atendimento do Polo 1 ou Polo II e efetuar lá o seu requerimento num dos equipamentos disponibilizados para o efeito.

    [4.] Após uma avaliação preliminar do pedido, o SGA comunica o valor do emolumento e o modo de pagamento. Somente após ter sido efetuado o pagamento e validação dos documentos, o processo seguirá para a Unidade Orgânica.

    Se não efetuar o pagamento no prazo que lhe foi comunicado, o pedido de admissão a prova de doutoramento será arquivado e caso pretenda prosseguir, terá que efetuar novo pedido.

    [5.] O Conselho Científico da Unidade Orgânica decide sobre a admissão do doutorando à prova de doutoramento.
    [6.] O júri é nomeado pelo Reitor ou por quem dele tenha recebido delegação e publicitado na página da Internet da UC em http://www.uc.pt/academicos/provas/juris.
    [7.] O SGA comunica à Unidade Orgânica, ao júri e ao doutorando a respetiva nomeação, e informa o presidente do júri que deverá proceder à marcação da reunião.

    [8.] O SGA procede à convocatória do júri para a reunião, secretaria a mesma e elabora o despacho e a ata.

    • Se o júri proferir despacho no sentido da reformulação da tese, o SGA comunica ao doutorando que dispõe de um prazo de 120 dias úteis a contar da data da receção da comunicação, para entrega de exemplar da tese reformulada em suporte digital ou declaração em como pretende manter a mesma tal como a apresentou.

    [9.] O SGA efetua a convocatória para a prova, informa a imprensa da data de realização da mesma e procede à sua preparação.
    [10.] O doutorando realiza a prova de doutoramento.

    Após conclusão, o novo doutor dispõe de um prazo de 15 dias úteis para entregar exclusivamente no Centro de de Atendimento do Polo I do SGA, 3 exemplares da tese em suporte de papel para efeitos de depósito legal.

    Caso proceda à entrega de uma versão corrigida da tese, após a defesa, deverá:

    1. Enviar através do endereço www.uc.pt/academicos/e-mail o suporte digital da versão corrigida da tese.
    2. Após o envio do suporte digital, entregar 3 exemplares em suporte de papel, bem como parecer original do/s orientador/es a comprovar as alterações efetuadas pelo novo Doutor.