a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Prova de Doutoramento

Aqui encontra toda a informação relativa à realização da prova de defesa da tese, para todos os estudantes de doutoramento (modelo Bolonha e pré-Bolonha ao abrigo dos despachos reitorais), de acordo com o definido no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Prazos para entrega da tese

Os prazos para entrega da tese são definidos a nível global para todos os doutorandos da Universidade, sendo devida e atempadamente comunicados às Unidades Orgânicas e divulgados neste site.

Atenção:

O prazo limite para a entrega de tese ao abrigo do atual ano letivo de 2016/2017 é 31 de agosto de 2017.

Prazos para entrega de teses

Qual a data que conta para entrega da tese?

O que define a data de entrega da tese, para quaisquer efeitos, é a entrega do requerimento de admissão a prova de doutoramento e tese em suporte de papel na Unidade de Atendimento do Polo I do Serviço de Gestão Académica:

  • se presencialmente é a data em que o doutorando entrega o requerimento no atendimento do Polo 1;
  • se por CTT, é a data em que foi enviada por CTT.

Assim, cabe ao doutorando solicitar a criação da coleção no estudo geral com uma antecedência de pelo menos 7 dias úteis antes da data limite definida para a entrega da tese.

Procedimento

[1.] O doutorando, ou candidato a prova de doutoramento, após a conclusão da tese, solicita ao SGA a criação da coleção no Estudo Geral»» - Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra de modo a poder realizar o carregamento - Após receber as credenciais dispõe de um prazo de 5 dias seguidos para efetuar o respetivo carregamento (ver demonstração) dos seguintes documentos:

ATENÇÃO!

  • O pedido de coleção deve ser solicitado através do seguinte endereço https://apps.uc.pt/forms/view/sga  com o assunto "Criação de coleção no Estudo Geral", a fim de facilitar e agilizar o tratamento da mensagem.
[2.] O SGA notifica o doutorando via Inforestudante/email sobre os dados de acesso ao Estudo Geral para que efetue o carregamento da tese e CV em formato digital (Após receber as credenciais dispõe de um prazo de 5 dias seguidos para efetuar o respetivo carregamento).

ATENÇÃO!

  • O doutorando pode ter que entregar, na Unidade de Atendimento do Polo I  do SGA ou por CTT, exemplares da tese e CV em papel, caso sejam solicitados pelos membros do júri.

[3.] Após o carregamento, o doutorando requer admissão a prova de doutoramento utilizando o impresso especifico disponível na página de impressos»», e entrega-o:

  • exclusivamente na Unidade de Atendimento do Polo I, do Serviço de Gestão Académica, sita no Colégio de Santa Rita (Polo I), ou
  • remetendo-o via CTT.

O requerimento deve ser acompanhado da seguinte documentação:

ATENÇÃO!

No caso das seguintes Unidades Orgânicas, o doutorando deve entregar o número de exemplares indicado:

Faculdade de Direito (FDUC) - 9 (nove) exemplares da tese e do Curriculum Vitae em suporte de papel;
Faculdade de Economia (FEUC) - 7 (sete) exemplares da tese e do Curriculum Vitae em suporte de papel;
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) - 2 (dois) exemplares da tese e do CV em suporte de papel.

  • Original do documento de autorização de disponibilização dos trabalhos no Estudo Geral (ver na página de impressos»»)
  • Original da declaração de autoria de tese (ver na página de impressos»»).
  • Deverá ter efetuado o pagamento do emolumento relativo a admissão a provas a efetuar por Multibanco / Tesouraria da UC: 50€ para estudantes da UC e 5500€ para os restantes casos.

ATENÇÃO!

Não será dado seguimento ao requerimento nas seguintes situações:
  • Não tiver efetuado o pagamento do emolumento previsto na tabela de emolumentos»».
  • Não se encontrar regularizada a situação de inscrição, propinas e taxa de inscrição.
  • O carregamento não tiver sido efetuado devidamente ou caso a tese carregada não se encontre de acordo com as normas da identidade visual da Universidade de Coimbra. O CV não tenha sido obtido a partir da plataforma DeGóis.
  • Se encontrar em falta documentação ou informação estipulada pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra e necessária à tramitação processual.

Caso os documentos entregues pelo doutorando não cumpram todos os requisitos, este serviço, procederá ao arquivamento do processo.

[4.] O SGA remete o requerimento à Unidade Orgânica.
[5.] O Conselho Científico da Unidade Orgânica decide sobre a admissão do doutorando à prova de doutoramento e remete ao SGA essa comunicação, acompanhada da proposta de júri.
[6.] O júri é nomeado pelo Reitor ou por quem dele tenha recebido delegação, e publicitado na página da Internet da UC, em http://www.uc.pt/academicos/provas/juris.
[7.] O SGA comunica à Unidade Orgânica, ao júri e ao doutorando a respetiva nomeação, e informa o presidente do júri que deverá proceder à marcação da reunião.

[8.] O SGA procede à convocatória do júri para a reunião, secretaria a mesma e elabora o despacho e a ata.

  • Se o júri entender que o doutorando deve proceder à reformulação da tese, o SGA comunica ao Diretor da Unidade Orgânica e ao doutorando a, indicando que dispõe de um prazo de 120 dias úteis a contar da data da receção da comunicação, para entrega de 1 exemplar da tese em suporte digital ou entregar declaração em como pretende manter a mesma tal como a apresentou.

  • Após a entrega da tese reformulada ou da declaração em como não pretende alterar a tese inicial, o SGA comunica a todos os elementos do júri.

[9.] O SGA efetua a convocatória para o doutorando e membros do júri e informa o Diretor da Unidade Orgânica da prestação da prova. Informa também a imprensa da data de realização da mesma e procede à sua preparação (sala, estacionamento e outros).

[10.] O doutorando presta prova de doutoramento, sendo esta secretariada pelo SGA, que elabora a ata da prova.

Após conclusão, o novo doutor dispõe de um prazo de 15 dias úteis para entregar na Unidade de Atendimento do Polo I do SGA, os seguintes exemplares da tese para efeitos de depósito legal:

  • 3 exemplares em suporte de papel.

Caso proceda à entrega de uma versão corrigida da tese, após a defesa, deverá:

  • Enviar através do endereço www.uc.pt/academicos/e-mail o suporte digital da versão corrigida da tese;
  • Após o envio do suporte digital, entregar 3 exemplares em suporte de papel, bem como pareceres originais do/s orientador/es a comprovar as alterações efetuadas pelo novo Doutor.
[11.] O SGA comunica ao Reitor, ao SIBUC, ao Diretor da Unidade Orgânica, à imprensa e ao SGRH (no caso de ser docente da UC) o resultado da prova.

Siglas:

SGRH – Serviço de Gestão de Recursos Humanos; SGA – Serviço de Gestão Académica; SIBUC – Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra; UO – Unidade Orgânica

 

Os doutorandos ainda em cursos no modelo de pré-Bolonha podem obter mais informações na página "Doutoramentos pré-Bolonha". 

Prova de doutoramento em regime especial de apresentação de tese

Ao requerimento específico para solicitar a admissão a prova neste regime, disponível na página de impressos»», devem ainda ser anexados os seguintes documentos:

  • documento comprovativo da titularidade da habilitação de acesso, com exceção dos docentes da UC, e
  • Indicar os dados do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, no caso de cidadão português e passaporte ou outro nos restantes casos.

Especialidades de Doutoramento

Pode consultar as especialidades dos cursos de Doutoramento no seguinte endereço, o qual está sincronizado com o sistema de informação da área académica da UC:

Área de Ensino da UC: 3ºs Ciclos

Agenda e Júris

Pode consultar as provas de doutoramento agendadas bem como a publicação dos respetivos júris:

Agenda de Provas de Doutoramento 
Lista de Júris de Provas de Doutoramento
Para mais informação consulte a área de Regulamentação   » »Clique para mais informação...