a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Prova de Doutoramento

Aqui encontra toda a informação relativa à realização da prova de defesa da tese, para todos os estudantes de doutoramento, de acordo com o definido no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Prazos para entrega da tese

Os prazos para entrega da tese são definidos a nível global para todos os doutorandos da Universidade, sendo devida e atempadamente comunicados às Unidades Orgânicas e divulgados neste site.

O prazo limite para a entrega de tese ao abrigo do atual ano letivo de 2016/2017 é 31 de agosto de 2017.

O prazo limite para a entrega de tese ao abrigo do ano letivo de 2017/2018 é 31 de agosto de 2018.

Qual a data que conta para entrega da tese?

O que define a data de entrega da tese, para quaisquer efeitos, é a entrega do requerimento de admissão a prova de doutoramento e tese em suporte de papel na Unidade de Atendimento do Polo I do Serviço de Gestão Académica:

  • se presencialmente é a data em que o doutorando entrega o requerimento no atendimento do Polo 1;
  • se por CTT, é a data em que foi enviada por CTT.

Assim, cabe ao doutorando solicitar a criação da coleção no estudo geral com uma antecedência de pelo menos 7 dias úteis antes da data limite definida para a entrega da tese.

Procedimento passo-a-passo

[1.] O doutorando, ou candidato a prova de doutoramento, após a conclusão da tese, solicita ao SGA a criação da coleção no Estudo Geral - Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra de modo a poder realizar o carregamento.
  • O pedido de coleção deve ser solicitado através do seguinte endereço https://apps.uc.pt/forms/view/sga  com o assunto "Criação de coleção no Estudo Geral", a fim de facilitar e agilizar o tratamento da mensagem.

[2.] O SGA notifica o doutorando via Inforestudante/email sobre os dados de acesso ao Estudo Geral para que efetue o carregamento da tese e CV em formato digital.

No prazo de 5 dias seguidos após receber estas credenciais, aceda ao Estudo Geral»» e efetue o carregamento dos seguintes documentos:

Para facilitar este carregamento, pode consultar o seguinte documento (com versão em português e inglês):

ATENÇÃO!

  • O doutorando pode ter que entregar, na Unidade de Atendimento do Polo I  do SGA ou por CTT, exemplares da tese e CV em papel, caso sejam solicitados pelos membros do júri.

[3.] Após o carregamento dos documentos no Estudo Geral»», o doutorando requer admissão a prova de doutoramento utilizando o impresso especifico disponível na página de impressos»», e entrega-o:

  • exclusivamente na Unidade de Atendimento do Polo I, do Serviço de Gestão Académica, sita no Colégio de Santa Rita (Polo I), ou
  • remetendo-o via CTT.

O requerimento deve ser acompanhado da seguinte documentação em papel:

(i) Original(ais) do(s) parecer(es) do(s) orientador(es);
(ii) 1 exemplar do curriculum vitae (CV) em suporte papel, obtido a partir da Plataforma de Curricula DeGóis.
(iii) 1 exemplar da tese em suporte de papel (a qual deve incluir resumo em português e inglês com dimensão entre 2500 e 5000 carateres, elaborada de acordo com as normas de Identidade Visual da Universidade de Coimbra. 

ATENÇÃO!

No caso das seguintes Unidades Orgânicas, o doutorando deve entregar o número de exemplares indicado:
  • Faculdade de Direito (FDUC) - 9 (nove) exemplares da tese e do Curriculum Vitae em suporte de papel;
  • Faculdade de Economia (FEUC) - 7 (sete) exemplares da tese e do Curriculum Vitae em suporte de papel;
  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) - 2 (dois) exemplares da tese e do CV em suporte de papel.
(iv) Original do documento de autorização de disponibilização dos trabalhos no Estudo Geral (ver na página de impressos»»)
(v) Original da declaração de autoria de tese (ver na página de impressos»»).

Deverá ainda ter efetuado o pagamento do emolumento relativo a admissão a provas a efetuar por Multibanco / Tesouraria da UC: 50€ para estudantes da UC e 5500€ para os restantes casos.

ATENÇÃO!

Não será dado seguimento ao requerimento nas seguintes situações:
  • Não tiver efetuado o pagamento do emolumento previsto na tabela de emolumentos»».
  • Não se encontrar regularizada a situação de inscrição, propinas e taxa de inscrição.
  • O carregamento não tiver sido efetuado devidamente ou caso a tese carregada não se encontre de acordo com as normas da identidade visual da Universidade de Coimbra. O CV não tenha sido obtido a partir da plataforma DeGóis.
  • Se encontrar em falta documentação ou informação estipulada pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra e necessária à tramitação processual.

Caso os documentos entregues pelo doutorando não cumpram todos os requisitos, este serviço, procederá ao arquivamento do processo.

[4.] O SGA remete o requerimento à Unidade Orgânica.
[5.] O Conselho Científico da Unidade Orgânica decide sobre a admissão do doutorando à prova de doutoramento e remete ao SGA essa comunicação, acompanhada da proposta de júri.
[6.] O júri é nomeado pelo Reitor ou por quem dele tenha recebido delegação, e publicitado na página da Internet da UC, em http://www.uc.pt/academicos/provas/juris.
[7.] O SGA comunica à Unidade Orgânica, ao júri e ao doutorando a respetiva nomeação, e informa o presidente do júri que deverá proceder à marcação da reunião.

[8.] O SGA procede à convocatória do júri para a reunião, secretaria a mesma e elabora o despacho e a ata.

  • Se o júri entender que o doutorando deve proceder à reformulação da tese, o SGA comunica ao Diretor da Unidade Orgânica e ao doutorando a, indicando que dispõe de um prazo de 120 dias úteis a contar da data da receção da comunicação, para entrega de 1 exemplar da tese em suporte digital ou entregar declaração em como pretende manter a mesma tal como a apresentou.

  • Após a entrega da tese reformulada ou da declaração em como não pretende alterar a tese inicial, o SGA comunica a todos os elementos do júri.

[9.] O SGA efetua a convocatória para o doutorando e membros do júri e informa o Diretor da Unidade Orgânica da prestação da prova. Informa também a imprensa da data de realização da mesma e procede à sua preparação (sala, estacionamento e outros).

[10.] O doutorando presta prova de doutoramento, sendo esta secretariada pelo SGA, que elabora a ata da prova.

Após conclusão, o novo doutor dispõe de um prazo de 15 dias úteis para entregar na Unidade de Atendimento do Polo I do SGA, os seguintes exemplares da tese para efeitos de depósito legal:

  • 3 exemplares em suporte de papel.

Caso proceda à entrega de uma versão corrigida da tese, após a defesa, deverá:

  • Enviar através do endereço www.uc.pt/academicos/e-mail o suporte digital da versão corrigida da tese;
  • Após o envio do suporte digital, entregar 3 exemplares em suporte de papel, bem como pareceres originais do/s orientador/es a comprovar as alterações efetuadas pelo novo Doutor.
[11.] O SGA comunica ao Reitor, ao SIBUC, ao Diretor da Unidade Orgânica, à imprensa e ao SGRH (no caso de ser docente da UC) o resultado da prova.

Siglas:

SGRH – Serviço de Gestão de Recursos Humanos; SGA – Serviço de Gestão Académica; SIBUC – Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra; UO – Unidade Orgânica

Prova de doutoramento em regime especial de apresentação de tese

Ao requerimento específico para solicitar a admissão a prova neste regime, disponível na página de impressos»», devem ainda ser anexados os seguintes documentos:

  • documento comprovativo da titularidade da habilitação de acesso, com exceção dos docentes da UC, e
  • Indicar os dados do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, no caso de cidadão português e passaporte ou outro nos restantes casos.

Especialidades de Doutoramento

Pode consultar as especialidades dos cursos de Doutoramento no seguinte endereço, o qual está sincronizado com o sistema de informação da área académica da UC:

Área de Ensino da UC: 3ºs Ciclos

Agenda e Júris

Pode consultar as provas de doutoramento agendadas bem como a publicação dos respetivos júris:

Clique para mais informação...Agenda de Provas de Doutoramento 
 Lista de Júris de Provas de Doutoramento