• Elogios, Sugestões e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Doutoramento pré-Bolonha

Nesta página encontra informação dirigida aos doutorandos da Universidade de Coimbra ainda em cursos no regime pré-Bolonha relativa à entrega e defesa da sua prova.

Embora a UC tenha entendido, à semelhança de outras universidades nacionais, admitido estudantes em cursos de doutoramentos no modelo pré-Bolonha após a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, enquanto não existisse um doutoramento compatível adequado a Bolonha, é imprescindível estabelecer limites temporais para a conclusão destes cursos. Tais limites estão estabelecidos nos despachos reitorais de 7 de dezembro de 2011, adiante resumidos.

Procedimento para entrega da tese

A entrega da tese destes estudantes é efetuada na Unidade de Atendimento do Polo I do Serviço de Gestão Académica (SGA). A descrição detalhada do procedimento, incluindo os impressos necessários à sua formalização, encontram-se disponibilizados na página relativa a "Provas de Doutoramento".

Situações abrangidas por despacho reitoral

ESCLARECIMENTO:
Ambos os despachos reportam a sua aplicação à situação do estudante na data do despacho: 7 de dezembro de 2011. Ora, sendo esta a data de início do prazo de inscrição em frequência para os estudantes de doutoramento pré-Bolonha no ano letivo de 2011/2012 (7 a 27 de dezembro, 2011), deve considerar-se que os despachos reportam a sua aplicação à situação do estudante no ano letivo de 2010/2011.
Estudantes de Doutoramento em regime pré-Bolonha com inscrição interrompida

O Despacho n.º 229/2011 define o prazo limite para entrega da tese e condições de reingresso dos estudantes de Doutoramento em regime pré-Bolonha cujo estado no ano letivo de 2010/2011 é interrompido, ou seja, não está formal e regularmente inscrito neste ano.

Assim, todos os estudantes admitidos em curso de doutoramento no modelo pré-Bolonha que pretendam regularizar a situação de anos anteriores no presente ano letivo de 2011/2012, terão que efetuar reingresso num curso de doutoramento adequado e devidamente acreditado que lhe tenha sucedido.

Nestes casos, deve o Conselho Cientifico de cada Unidade Orgânica atender às especificidades de cada situação e considerar a dispensa, mediante a atribuição de creditações, da frequência da parte curricular do curso de doutoramento de Bolonha, caso exista.

NOTA IMPORTANTE:

Informamos que dado o número considerável de doutorandos pré-Bolonha em condições de entregar a tese de doutoramento até 30 de abril de 2012, sem que contudo tenham as suas inscrições regularizadas no(s) último(s) ano(s) letivo(s), o ponto n.º 5 do Despacho n.º 229/2011, de 07 de dezembro passa a ter a seguinte redação:

  • "5 – Salvaguardam-se do disposto nos números 1 e 2 os estudantes que comprovem estar em condições de entregar a tese na Unidade de Atendimento do Polo I do Serviço de Gestão Académica (SGA) até 30 de abril de 2012, sendo regularizadas as inscrições nos anos anteriores e no presente ano letivo, com o pagamento das inerentes propinas e demais custos. "
Estudantes de Doutoramento inscritos regularmente

De acordo com o Despacho n.º 230/2011, os estudantes que foram admitidos, matriculados e inscritos em curso de doutoramento no modelo pré-Bolonha:

  1. Em anos anteriores a 2007/2008, devem entregar a tese na Unidade de Atendimento do Polo I do SGA até 31 de agosto de 2012.
  2. Em 2007/2008, devem entregar a tese no SGA até 31 de julho de 2013.
  3. Em 2008/2009, devem entregar a tese no SGA até 31 de julho de 2014.

O pagamento de propinas tem em conta o regime fixado à data da matrícula do estudante, salvaguardando-se a possibilidade de pagamento de metade do valor se a tese for entregue no 1.º semestre do ano letivo.

O incumprimento das datas referidas nos pontos 1. a 3. impossibilita a entrega da tese no modelo pré-Bolonha. Caso o estudante transite para um curso de doutoramento adequado e devidamente acreditado no modelo de Bolonha ficará sujeito à propina desse curso.