a carregar...

UC.PT

Acerca

Unidades Orgânicas

  • Faculdade de Letras. Concentra as suas actividades lectivas e de investigação nas ciências humanas, com uma vasta oferta de cursos que correspondem às necessidades de uma formação sólida, em conjugação com o avanço do conhecimento científico.
  • Faculdade de Direito. Com uma intervenção relevante na vida jurídica e cultural do país, esta faculdade conta com um corpo docente de grande prestígio nacional e internacional, com forte ligação às reformas legislativas portuguesas de maior importância das últimas décadas.
  • Faculdade de Medicina. Esta Faculdade lidera um elevado número de áreas de investigação e disponibiliza uma formação de qualidade reconhecida, e de grande abrangência, em Medicina e em Medicina Dentária.
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia. Com onze Departamentos que cobrem a maioria das áreas científicas das Ciências Exactas, Físicas e Naturais, da Engenharia, da Vida, da Arquitectura e da Antropologia, esta Faculdade mantém uma forte ligação à actividade económica e oferece inúmeras oportunidades aos seus estudantes de participação em projectos com empresas.
  • Faculdade de Farmácia. Tem como principal missão a criação de conhecimento e a sua disseminação, através da intervenção ao nível da formação (pré-graduada, pós-graduada e contínua) e da investigação no âmbito das ciências da saúde.
  • Faculdade de Economia. Faculdade de cultura muito jovem, com uma dimensão adequada à prestação de serviços de qualidade e um corpo docente altamente qualificado. Aposta no desenvolvimento da investigação, como garantia de afirmação da produção de conhecimento.
  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Com mais de trinta anos, esta Faculdade aposta na investigação, na inovação, no empreendedorismo e no serviço à comunidade. Promove a articulação com instituições e unidades de investigação e desenvolvimento nacionais e estrangeiras.
  • Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Esta Faculdade potencia a ligação com a comunidade e promove múltiplas parcerias de cooperação com as Associações e Federações Desportivas, Autarquias e Empresas, permitindo a organização de eventos, formação, investigação e actuação no domínio da empregabilidade dos seus recém-diplomados.
  • Instituto de Investigação Interdisciplinar. Unidade Orgânica de Ensino e Investigação que promove a investigação e a formação avançada interdisciplinares. O 3Is, como é conhecido, estimula o cruzamento entre o saber e a agregação de equipas, com o objectivo de garantir a capacidade de afirmação internacional da investigação científica da Universidade. Promove também a organização de cursos de doutoramento com vocação interdisciplinar.
  • Colégio das Artes. Unidade Orgânica de Ensino e Investigação que actua no campo da arte contemporânea, na sua relação com a arquitectura, cinema e artes performativas, numa óptica transdisciplinar. Desenvolve várias formas de ensino, formação e investigação, numa estrutura funcional multifacetada, com cursos de segundo e de terceiro ciclo.
  • Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde. Unidade Orgânica de Investigação, com carácter multidisciplinar, que procura desenvolver a investigação científica, prestar serviços especializados de saúde no domínio das aplicações biomédicas das radiações, promover a interdisciplinaridade e desenvolver a cooperação entre as entidades de investigação, educação e prestação de cuidados de saúde nas áreas científicas a que se dedica.
  • Tribunal Universitário Judicial e Europeu. Unidade Orgânica de Investigação multidisciplinar que convoca vários saberes, aproveita e estimula as competências de várias Faculdades. Abrange três vertentes: As de Tribunal Universitário, Tribunal Judicial e Tribunal Europeu.