Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

PTDC/MAR-EST/3048/2014

FCT_horizontal


Código da Operação: PTDC/MAR-EST/3048/2014

Acrónimo: BIOPHARMA

Referência: PTDC/MAR-EST/3048/2014

Título: Medicar o ambiente: efeitos individuais e ao nível da população decorrentes da exposição prolongada a fármacos em estuários

Área Científica: Ciências Naturais e do Ambiente

Síntese do Projeto: Os estuários são ecossistemas altamente produtivos e de grande valor, fornecendo um grande número de serviços naturais e benefícios sociais (e.g. áreas de viveiro) [1,2]. Estes sistemas estão também sujeitos a várias pressões antropogénicas que convergem para os estuários [e.g. 6]. Por este motivo, há um crescente esforço internacional para melhorar a gestão de fontes de pressão difusa nestes ecossistemas. Os compostos farmacêuticos são considerados poluentes emergentes de preocupação prioritária, devido à sua ubiquidade no meio aquático e ao seu potencial para provocar efeitos biológicos até em concentrações baixas. São ainda considerados contaminantes persistentes ou seudopersistentes, dado o uso crescente e libertação constante no meio aquático, sobretudo provenientes de estações de tratamento de águas residuais, o que está na génese da expressão 'medicar o ambiente' [11]. Neste contexto, avaliar os efeitos dos resíduos farmacêuticos no ambiente estuarino é de extrema importância no sentido de uma gestão eficiente e do cumprimento de requisitos de qualidade ambiental. Contudo, a investigação ainda se depara com lacunas de conhecimento, particularmente no que toca à bioacumulação, aos efeitos de exposição crónica e a misturas de fármacos no meio natural. A informação existente é ainda mais escassa se considerarmos organismos marinhos e costeiros [13]. Como tal, o objetivo deste projeto é estimar e avaliar efeitos da exposição prolongada a fármacos ao nível de populações de peixes em estuários, tendo como base efeitos ao nível do indivíduo. A proposta é composta por três tarefas complementares que incluem avaliação ambiental, ensaios experimentais e o desenvolvimento de modelos preditivos dos efeitos da exposição a fármacos.

Investigador Responsável: Doutor Fernando Ramos

Programa de Financiamento: PTDC

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-07-2016

Data de conclusão: 31-07-2019

Instituições participantes no Projeto: FFC/FC/UL (Proponente); INIAV; UA; UC.

Custo total elegível (EUR): 166.593,00€

Apoio financeiro público nacional: 166.593,00€

Técnico do Projeto: Carla Cardoso

Contacto: 239247019