Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-017642

Referência: SII&DT 17642 DEMO@POLYFENTON

Acrónimo: DEMO@POLYFENTON

Título: Demonstrador de sistemas catalíticos de suporte polimérico para o processo Fenton

Área Científica: Engenharia Química/Tecnologias do Ambiente

Síntese do Projeto: A reação de Fenton é um dos processos há muito utilizado na degradação de compostos orgânicos. Todavia, a formação de lamas férricas associada ao carácter homogéneo que é típico das condições reacionais é uma desvantagem crítica que tem de ser anulada. Neste contexto, a catálise heterogénea revela-se a alternativa à abordagem clássica. O recurso a catalisadores de suporte polimérico, dos quais importa destacar os complexos polímero-metal, representa uma escolha demonstrada à escala laboratorial e promissora à dimensão industrial. Este projeto visa demonstrar a aplicabilidade de novos complexos polímero-metal para processos avançados de oxidação de Fenton e afins, bem como impulsionar o avanço tecnológico na área. O objetivo do projeto tem as seguintes linhas de orientação. 1 - Scale-up da produção do complexo polímero-metal (doravante designado complexo polyFenton) cuja prova de conceito foi realizada no âmbito do projeto QREN PolyFenton (QREN 33995 - FEDER -COMPETE -IAPMEI/ADI). 2 - Validação experimental e demonstração do reator catalítico heterogéneo para o processo Fenton incorporando o novo complexo polyFenton produzido em 1. 3 - Aumento da competitividade da VentilAQUA no mercado global, propiciado pela oferta de um produto diferenciado pelas suas características inovadoras: reator catalítico heterogéneo para o processo Fenton.

Investigador Responsável: Doutor Pedro Lopes Simões

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Demonstradores

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-02-2017

Data de conclusão: 31-01-2019

Instituições participantes no Projeto: Ventiláqua, S.A. (Promotor Líder); Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 396.289,39€