Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-003269

Referência: SII&DT 3269 Drugs2CAD

Acrónimo: Drugs2CAD

Título: Tratamento do cancro e da doença de Alzheimer: à descoberta de novos fármacos

Área Científica: Biotecnologias; Quimica Farmaceutica e Medicinal; Farmacologia e Descoberta de Fármacos

Síntese do Projeto: O projeto drugs2CAD de co-promoção CHEM4PHARMA / UC visa a descoberta de novas moléculas para 2 patologias ligadas ao envelhecimento: cancro e doença de Alzheimer, que são áreas estratégicas na Região Centro e relevadas no Horizonte 2020. Assim, o consórcio CHEM4PHARMA / UC estabeleceu um plano de trabalhos que tem por base as especializações científicas dos seus membros, com 2 abordagens científicas paralelas e complementares: da molécula para os alvos (preparação de bibliotecas de triterpenóides capazes de actuar em 1 ou mais alvos) e do alvo para as moléculas (desenho racional de fármacos partindo da estrutura macromolecular do alvo). Esta estratégia, que requer a integração de diferentes valências de Química Farmacêutica e Medicinal existentes na CHEM4PHARMA, garante a identificação de novas moléculas promissoras, cuja atividade biológica será avaliada pela equipa da UC e do CNC.IBILI. As novas moléculas integrarão uma larga biblioteca de compostos existente na empresa, cujo knowhow para a preparação será disponibilizado pela CHEM4PHARMA sob a forma de serviço a prestar a empresas e à comunidade científica. As moléculas mais promissoras para Fase I serão patenteadas e a sua exploração será comercializada pela CHEM4PHARMA. A CHEM4PHARMA, incubada virtualmente no IPN e em implementação no Biocant, está vocacionada para a descoberta de novos fármacos e é formada por uma equipa com uma forte formação científica em Química Farmacêutica e Medicinal. A equipa da UC possui elevada experiência em avaliação biológica de fármacos (atividade antitumoral e doença de Alzheimer) e dispõe na UC da maioria dos meios técnicos necessários ao desenvolvimento do projeto. Os resultados do drugs2CAD terão impacto na credibilidade científica da CHEM4PHARMA e no prestígio da UC e serão divulgados à comunidade científica, à sociedade e aos sectores económicos relacionados com o projeto, salvaguardando todas as condições necessárias para garantir a proteção industrial.

Investigador Responsável: Doutora Teresa Carmo Dinis Silva

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-04-2016

Data de conclusão: 01-04-2019

Instituições participantes no Projeto: Chem4Pharma (Promotor); Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 210.684,22€