Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-017823

Referência: SII&DT 17823 EASYPET

Acrónimo: EASYPET

Título: PET pré-clínico de alto desempenho com método simples de aquisição

Área Científica: Eletrónica e Instrumentação

Síntese do Projeto: A Tomografia por Emissão de Positrões (PET) é uma técnica de imagiologia médica que permite obter imagens funcionais do interior do corpo humano de forma não invasiva e diagnosticar precocemente doenças oncológicas, cardíacas e neurológicas. Os sistemas PET pré-clínicos desempenham um papel fundamental na avaliação de novos fármacos e terapias assim como no estudo da origem biológica de várias doenças humanas através da imagiologia de modelos animais apropriados. No entanto, um sistema PET pré-clínico tem um custo entre 0,6 e 1,2 M€, o que limita o acesso a este tipo de sistemas por parte de centros de investigação nas áreas da medicina nuclear, imagiologia médica ou radiofarmácia e torna completamente inacessível a aquisição de sistemas PET deste tipo por parte de universidades ou escolas de saúde.
A tecnologia EasyPET baseia-se num método inovador de aquisição de imagem PET com apenas 2 conjuntos de detetores que rodam de forma inteligente, cobrindo o mesmo campo de visão dos sistemas PET convencionais, que utilizam um anel completo de detetores. Deste modo, é possível desenvolver um sistema com uma arquitetura completamente inovadora, com um número reduzido de componentes e logo muito mais simples e económico, e ao mesmo tempo com alto desempenho, particularmente em termos de resolução espacial e uniformidade, devido à capacidade intrínseca do método para eliminar a incerteza na posição associada à profundidade de interação (DOI). A solução projetada irá permitir democratizar o sistema PET em ambientes pré-clínicos, já que pelo seu menor custo se tornará acessível a um leque muito mais alargado de instituições, permitindo inclusive explorar segmentos de mercado anteriormente inexistentes para este tipo de produto, como o da formação e treino avançado de profissionais de saúde. Nesta área, o EasyPET irá permitir uma melhoria exponencial da oferta formativa de universidades e escolas de saúde, ao abrir a possibilidade de ensinar/aprender a imagiologia PET,fazendo-a.

Investigador Responsável: Doutora Ana Cristina Santos

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-10-2016

Data de conclusão: 30-09-2018

Instituições participantes no Projeto: RITE Radiation Imaging Technologies, Lda (promotor); Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 116.329,52€