Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-003320

Referência: SII&DT 3320 FLEXIVINIL

Acrónimo: FLEXIVINIL

Título: Desenvolvimento de novos materiais de base PVC com comportamento flexível, sem utilização de plastificantes externos, com aplicação na indústria automóvel, nomeadamente em estofos

Área Científica: Engenharia Química

Síntese do Projeto: O poli(cloreto de vinilo) (PVC) é o terceiro polímero mais consumido no mundo com uma taxa de crescimento anual de 3,4% na última década. Para muitas aplicações finais o PVC é aditivado com significativas quantidades de plastificante(s) de modo a obter a flexibilidade requerida. A utilização de plastificantes externos na tecnologia atual tem acarretado inúmeros problemas que se relacionam com a migração dos plastificantes para o exterior da matriz polimérica, normalmente para a superfície do artigo final. Este fenómeno, que potencia a perda das propriedades mecânicas do material e levanta questões relacionadas com a toxicidade do plastificante migrado, tem representado importantes restrições na utilização e crescentes preocupações nesta fileira industrial do PVC. Este projeto visa a preparação de copolímeros de bloco de base PVC com comportamento intrinsecamente flexível de modo a eliminar a necessidade de utilização de plastificantes externos. A produção de materiais flexíveis de base PVC com especificações técnicas similares aos atuais, mas isentos de plastificantes externos, potencia a sua utilização em aplicações cuja migração é fator crítico, nomeadamente nos produtos de maior valor acrescentado. A plastificação deste novo material será assegurada pela utilização de segmentos poliméricos de base poliacrilato, que lhe conferem o caráter flexível, ligadas à cadeia de PVC ainda na fase reacional. A tecnologia de polimerização inovadora baseia-se na polimerização radical viva (LRP), a qual permite a síntese de macromoléculas com estrutura controlada e terminais ativos de cadeia que podem ser utilizados para copolimerização. Previsivelmente será necessário adaptar as tecnologias atuais quer da construção dos materiais, quer do seu processamento dos produtos tradicionais, pelo que o esforço necessário ao seu desenvolvimento se justifica em aplicações de maior valor como é o caso da indústria automóvel, caraterizada pelo elevado grau de exigência e especialização.

Investigador Responsável: Doutor Jorge Coelho

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2016

Data de conclusão: 31-12-2018

Instituições participantes no Projeto: Companhia Industrial de Resinas  Sinteticas, CIRES, Lda. (Promotor Líder); Universidade de Coimbra; TMG - Tecidos Plastificados e Outros Revestimentos para Indústria Automóvel, S.A.

Custo total elegível (EUR): 756.370,53€

Apoio financeiro da UE: 446.751,84€