Divisão de Projetos e Atividades

Acrónimo: GameAAL

Título: Gamification supporting Active and Assisted Living

Área Científica: Actividades de engenharia e técnicas afins

Síntese do Projeto: O sucessivo aumento da esperança média de vida coloca à sociedade desafios para os quais têm surgido no mercado soluções, havendo ainda um grande potencial de inovação e crescimento. Um dos desafios é garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas à medida que envelhecem, permitindo que se mantenham a residir no seu domicílio e autónomas na realização das tarefas do seu dia-a-dia.
No GameAAL, os promotores apresentam uma solução que se foca nos indivíduos fragilizados e nos cuidadores, tendo por base um sistema que, através de técnicas de gamification, motiva no utilizador final comportamentos que promovam o seu bem-estar, facilitando as tarefas dos cuidadores informais e formais. Ex: Maria 78a, vive sozinha, teve consulta com Dr. Manuel. Está recuperada de um pequeno enfarte.
Dr. Manuel informou a Dª Maria e os seus filhos que será necessário manter hábitos regulares de dormir e manter atividade física moderada mas regular. Filhos acordam com mãe que caso ela durma regularmente e ande 30 min por dia na rua, a levarão a ver exposições. Filhos configuram sensores para monitorizam o sono e uma app que monitoriza o tempo de caminhada. O GameAAL reporta progresso na TV, atribui recompensas e cria relatório de atividade para o médico.
O GameAAL monitoriza as tarefas diárias, transformando os dados em informações de atividade e comportamento. O sistema de treino baseado em jogos endereçará várias componentes da deterioração neurocognitiva interagindo com a informação extraída dos sensores de forma a criar treinos híbridos, com atividades virtuais e atividades reais. Usamos User Centric Design envolvendo utilizadores desde o início do projeto recrutados na rede Ageing@Coimbra. A privacidade e proteção de dados é endereçada com Privacy by Design a base da nova legislação Europeia de proteção de dados.
A exploração dos resultados do projeto será efetuada pela Intellicare, que adotará um modelo de partilha de receita com a Universidade de Coimbra e a Sentilant.

Investigador Responsável: Professor Doutor Miguel Castelo Branco

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-10-2016

Data de conclusão: 30-09-2019

Instituições participantes no Projeto: INTELLICARE - Intelligent Sensing in Healthcare, Lda (promotor); SENTILANT - Consultoria e Inovação, Lda; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 126.183,57€