Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-017650

Referência: SII&DT 17650 IMPUCT 2

Acrónimo: IMPUCT 2

Título: Desenvolvimento Tecnológico de Implantes Poliméricos para Libertação Prolongada de Fármacos

Área Científica: Tecnologia de polímeros biodegradáveis na produção de implantes com aplicação farmacêutica

Síntese do Projeto: O projecto IMPUCT 2, "Desenvolvimento Tecnológico de Implantes Poliméricos para Libertação Prolongada de Fármacos" é um Projecto em Co-promoção realizado em parceria entre a Tecnimede-Sociedade Técnico Medicinal, S.A. e a Universidade de Coimbra, as quais, em resultado da complementaridade de competências ou de interesses comuns no aproveitamento de resultados de actividades de I&DT, se associam para potenciarem sinergias e partilharem custos e riscos. O IMPUCT 2, é o seguimento do Projecto IMPUCT (33849) que teve como objectivo central a investigação de tecnologia para fabrico de implantes com matriz polimérica que apresentem as características adequadas para a para libertação prolongada de fármacos. O processo de fabrico seleccionado para obtenção dos implantes foi a extrusão a quente, os polímeros pertencem ao grupo dos copolímeros lactados/glicolados por serem biodegradáveis e pelas suas propriedades plásticas e térmicas. Com os resultados positivos obtidos no Projecto IMPUCT (33849), em que os objectivos foram alcançados com sucesso, pretende-se com o Projecto IMPUCT 2, continuar os trabalhos de I&D necessários ao desenvolvimento de um produto farmacêutico com potencial para utilização em humanos. De uma forma mais objectiva, o Projecto IMPUCT 2 pretende: 1) Investigar a formulação ótima do implante protótipo; 2) Investigar operações e variáveis do processo de produção dos implantes para um fabrico robusto e escalável; 3) Desenvolver métodos analíticos que permitam validar a actividade biológica da substância activa "in vitro"; 4) Investigar a eficácia "in vivo" do protótipo, através do estudo em modelos animal, e caracterização das suas propriedades farmacocinéticas. Em suma, investigar a tecnologia de forma a atingir os requisitos necessários para que a produção dos implantes possa, numa fase posterior, ser transposta para escala industrial e que o implante de exenatido desenvolvido possa ser inserido num programa de desenvolvimento clínico em humanos.

Investigador Responsável: Doutor António José Ribeiro

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2017

Data de conclusão: 31-12-2019