VERSÃO BETA

Referência: SII&DT 17611 KhronoSim

Acrónimo: KhronoSim

Título: KhronoSim - Sistema de Simulação e Teste de Sistemas Complexos

Área Científica: Engenharia Electrotécnica e de Computadores; Sistemas de Tempo Real; Controlo; Simulação; Teste de Sistemas Cyber-Físicos em Malha Fechada em Ambientes Integrados de Simulação e/ou Mundo-Real

Síntese do Projeto: Conceitos como "Quarta Revolução Industrial (Industry 4.0)" e "Internet das Coisas (IoT)" entraram recentemente no discurso daqueles que desenvolvem, usam ou de alguma forma interagem com a crista do mundo tecnológico. São muito mais aqueles que usam tais conceitos do que aqueles que entendem as implicações e consequências que se escondem por detrás dos mesmos. Um dos aspetos é a segurança e, curiosamente, o quotidiano tecnológico em que vivemos, encarregou-se já de nos sensibilizar de tal modo, que este já não é o especto menos conhecido. Menos conhecidas são as implicações que advêm de complexos sistemas tecnológicos a funcionar em estreita interação com pouca ou nenhuma intervenção humana. Nalguns casos tal intervenção nem é sequer possível. Neste contexto, testar componentes de um sistema, um a um, de forma isolada não é suficiente para garantir o correto funcionamento da malha de controlo em que estes se inscrevem. O propósito do projeto KhronoSim é o desenvolvimento de uma plataforma para o teste de sistemas ciber-físicos em malha fechada. Uma plataforma modular e extensível, utilizável em múltiplos domínios e sectores de mercado, que permita o controlo em tempo-real estrito e integração de modelos de simulação para criação de um ambiente de teste em malha fechada. Uma plataforma que permita comutar facilmente entre sistemas físicos e virtuais à medida da necessidade dos cenários de teste.

Investigador Responsável: Doutor Rui Alexandre de Matos Araújo

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-10-2016

Data de conclusão: 30-09-2018

Instituições participantes no Projeto: Critical Software S.A (Promotor Líder), Universidade de Coimbra (Copromotor) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (Copromotor).

Custo total elegível (EUR): 150.966,37€

Apoio financeiro da UE: 113.224,78€