PINFRA/22124/2016

Acrónimo: Laserlab - Portugal

Título: Laserlab - Portugal

Área Científica: n.a.

Síntese do Projeto: Laserlab-Portugal (LLPT) é uma infraestrutura distribuída de investigação que disponibiliza sistemas laser de vanguarda para as comunidades da ciência e da indústria. O polo de Lisboa é especializado em lasers pulsados de alta potência para estudar as propriedades da matéria sob intensidades luminosas muito elevadas. O polo de Coimbra é especializado em espectroscopia, fotoquímica e fotomedicina. Esta capacidade sinérgica assegura a cobertura de uma vasta gama de parâmetros laser com aplicações em física, química, materiais, biologia, medicina e outros campos, fazendo da infraestrutura um polo de atração para a ciência baseada em lasers e para a formação de jovens investigadores.
Os objectivos da proposta consistem em ampliar e consolidar a capacidade científica competitiva do LLPT, disponibilizando à comunidade sistemas laser e fontes de radiação assentes em tecnologia da próxima geração, bem como técnicas avançadas nas quais os seus investigadores têm reconhecida experiência. A proposta inclui a aquisição e instalação de fontes laser avançadas e outros equipamentos, bem como o recrutamento de recursos humanos altamente especializados, capazes de levar a cabo a instalação e operação destes equipamentos para benefício da vasta comunidade de utilizadores do LLPT.
O polo de Lisboa irá aumentar a sua capacidade laser em termos de energia e duração dos impulsos, adicionando ao sistema atual um amplificador ao nível do Joule e bombeado por díodos. Este novo laser terá o objetivo duplo de servir como fonte de alta energia e elevada taxa de repetição, bem como de bombeamento para um amplificador paramétrico ultra-curto para gerar impulsos no infravermelho próximo e médio. O novo sistema será complementado por um oscilador ultra-rápido e diagnósticos laser de vanguarda, equipando o laboratório para lidar com uma vasta gama de aplicações em física dos plasmas, óptica não-linear, ciência dos materiais e estudos de fusão inercial.
O polo de Coimbra irá adquirir e instalar uma fonte laser de femtosegundos para bombear equipamento de conversão de fluorescência e um espectrómetro de infravermelhos com detecção até 20 mil nm. Isto permitirá expandir a resolução temporal por fluorescência do actual equipamento de contagem de fotões únicos até ao nível do femtosegundo, bem como expandir ao infravermelho próximo a gama espectral detetada por absorção transiente de femtosegundos. Outro equipamento principal é a tomografia fotoacústica, que expandirá as técnicas fotoacústicas disponíveis neste polo. Outros equipamentos de menores dimensões e acessórios ajudarão a completar um conjunto de técnicas que tornarão este polo um parceiro valioso a nível mundial para estudos de espectroscopia, fotoquímica e fotomedicina.
Esta proposta permitirá que a comunidade de utilizadores dos laboratórios do LLPT possa contribuir para o avanço da ciência laser e da fotónica com publicações de elevado impacto, fortalecendo o papel dos seus polos na rede europeia Laserlab-Europe.

Investigador Responsável: Doutor Luís Arnaut Moreira

Programa de Financiamento: CENTRO2020 - SAICT+FCT

Instituição Financiadora: 1) Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020); 2) Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional de Lisboa (LISBOA 2020); 3) FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Data de início: 15-06-2017

Data de conclusão: 13-06-2020

Instituições participantes no Projeto: IST - Instituto Superior Técnico (Proponente); UC - Universidade de Coimbra.

Custo total elegível (EUR): 2.859.600,00€

Apoio financeiro da UE: 1.982.725,50€