Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-003351

Referência: SII&DT 3351 MINI-COG

Acrónimo: MINI-COG

Título: Caldeira a biomassa com mini-cogeração

Área Científica: Engenharia Mecânica; Energia

Síntese do Projeto: O objetivo do projeto é a criação de valor económico inerente à "prova de conceito" de uma caldeira a biomassa com cogeração de calor e eletricidade (até 50kWe), que designaremos por MINI-COG.
Estima-se que apresente enormes vantagens competitivas no mercado global de produtos e sistemas de aquecimento de águas para uso de pequena e média industria, suficientes para viabilizar o projeto de investimento subsequente, de produção e comercialização do produto nalguns dos mercados da UE mais interessantes (e.g.: Espanha,Alemanha, Itália, Reino Unido,Polónia, Suiça, Estados Unidos). Neste contexto, em termos gerais por "prova de conceito" entendemos: i e ii) a realização da investigação industrial e do projeto de engenharia; iii) a construção de um protótipo; e iv) a realização de testes de campo. O MINI-COG baseia-se na tecnologia de ciclo orgânico de Rankine para satisfazer as necessidades de águas quentes e produzir eletricidade que pode ser consumida no local ou vendida à rede pública. Queimando uma fonte de combustível de energia renovável, contribui para uma política energética sustentável mais amiga do ambiente, valorizando a floresta. O consórcio do projeto envolve a empresa Sciven,lda, a empresa Ventil-Engenharia do Ambiente,lda com uma vasta experiência (42 anos) no desenvolvimento de produtos de queima de biomassa, e por uma prestigiada unidades do SCT: a Universidade de Coimbra.

Investigador Responsável: Doutor José  Baranda Ribeiro

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-12-2015

Data de conclusão: 30-11-2018

Instituições participantes no Projeto: SCIVEN, LDA (Proponente); VENTIL- Engenharia do Ambiente, Lda; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 828.182,43€