Divisão de Projetos e Atividades

POCI-01-0145-FEDER-016705

Acrónimo: INVADER

Referência: PTDC/AAG-REC/4896/2014

Título: Invader - Ferramentas INoVAdoras para Detectar Espécies invasoras e agentes de contRolo biológico

Área Científica: Ciências Naturais e do Ambiente

Síntese do Projeto: As espécies exóticas invasoras (EEI) são um elemento importante das mudanças globais, muitas vezes resultando em perdas económicas enormes (mais de 12 bilhões €/ano, só na Europa) e acelerando drasticamente a perda de biodiversidade. Enquanto as ameaças por EEI são reconhecidas pela maioria dos cientistas e parceiros políticos relevantes (UE, Governo Português, ISSG, IUCN, etc) a gestão real do problema ainda é um desafio. A UE reconheceu recentemente isso através do Regulamento n.º 1143/2014, que salienta a importância da prevenção, detecção precoce e resposta rápida, e gestão das EEI. Este projeto tem como objetivo desenvolver novas ferramentas que contribuirão decisivamente para a gestão sustentável destas espécies. As ferramentas serão testadas numa das piores plantas invasoras em Portugal (Acacia longifolia), associando um dos seus agentes de biocontrolo (BCA, Trichilogaster acaciaelongifoliae), gerando resultados importantes.

Investigador Responsável: Doutora Elizabete Marchante

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT –PTDC/ICDT

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-07-2016

Data de conclusão: 01-07-2019

Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra (Proponente); Instituto Politécnico de Coimbra; IntRoSys Integrators for Robotic Systems, S.A.

Custo total elegível (EUR): 218.238,00€

Apoio financeiro da UE: 169.017,90€