Divisão de Projetos e Atividades

Acrónimo: SWING2

Referência: PTDC/EEI-TEL/3684/2014

Título: Segurança em Redes Wireless através de Codificação e Jamming

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática - Telecomunicações

Síntese do Projeto: Com o projeto SWING2 (Segurança em Redes Wireless através de Codificação e Jamming) pretende-se avançar o estado-da-arte no que diz respeito utilização de ferramentas da camada física para tornar mais seguras as redes sem fios, sujeitas a dispositivos maliciosos que pretendem ter acesso informação que não lhes é destinada. Embora as soluções atuais (por exemplo, o Wi-Fi Protected Access 2) se mantenham impermeáveis a ataques conhecidos, novos ataques estão continuamente a ser desenvolvidos. Adicionalmente, o ciclo de vida de protocolos baseados em primitivas criptográficas está diretamente ligado à capacidade computacional existente e, à medida que esta vai aumentando, os recursos vão-se tornando mais acessíveis aos atacantes o que normalmente conduz à substituição das normas criptográficas em vigor por outras que sejam mais resistentes. Tem havido um interesse renovado em segurança através da camada física, como forma de obter mecanismos de confidencialidade que não dependam da dificuldade computacional associada a problemas conhecidos, mas que beneficie das caraterísticas inerentes à variabilidade dos canais estabelecidos nas redes fios. Esta área de segurança na camada física despertou um interesse na utilização de interferência com objetivos de segurança, nomeadamente através da utilização de dispositivos que normalmente estariam em silêncio (por exemplo para permitir a comunicação de outros no meio partilhado) por forma causar interferência a possíveis dispositivos maliciosos. Isto acarreta diversos desafios que têm que ser considerados, tais como: causar suficiente interferência a dispositivos maliciosos sem comprometer comunicação legítima, selecionar de forma apropriada os dispositivos que causam interferência, reduzir o custo energético associado à geração de interferência, e motivar a cooperação de dispositivos que terão que despender energia por forma causar interferência. Com este projeto pretende-se responder a alguns destes desafios através do desenvolvimento de (a) esquemas que combinam geração de interferência com metodologias de codificação e largo espetro (spread spectrum) com o objetivo de intensificar os efeitos de segurança da interferência e obter um menor custo energético, (b) mecanismos de alinhamento de interferência para reduzir o impacto da interferência na comunicação legítima, (c) mecanismos para motivar a cooperação na tarefa de geração de interferência, necessária para o sucesso destas técnicas, e (d) um protótipo de desenvolvimento em dispositivos rádio (software radios) que permita implementar e avaliar as técnicas desenvolvidas. A equipa associada ao projeto possui conhecimentos em modelação e implementação de protocolos em redes sem fios, códigos corretores de erros, alinhamento de interferência, mecanismos para motivar cooperação entre dispositivos, áreas fundamentais para a execução do projeto.

Investigador Responsável: Doutor João Paulo Vilela

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT –PTDC/ICDT

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-05-2016