Divisão de Projetos e Atividades

POCI-01-0145-FEDER-016570

Acrónimo: MycoStone

Referência: PTDC/EPH-PAT/3345/2014

Título: Estudo da biodeterioração da pedra em monumentos do Património Mundial UNESCO "Universidade de Coimbra - Alta e Sofia" (MYCOSTONE)

Área Científica: Estudo do Passado Humano - Património Cultural

Síntese do Projeto: A UNESCO classificou recentemente a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade. Tipos diferentes de rochas calcárias foram usadas nos monumentos classificados, apresentando estas diferentes características físicas, químicas e composição mineral. Alguns destes monumentos apresentam sinais de biodeterioração, sendo o propósito deste trabalho a avaliação, análise e controlo deste fenómeno. Utilizando uma abordagem multidisciplinar, unindo ciências como a biologia, física, ecologia, estudo de materiais e estruturas, este estudo permitirá compreender e combater o problema da degradação do nosso património cultural.

Investigador Responsável: Doutor António Manuel Portugal

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT –PTDC/ICDT

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-07-2016