Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação:
POCI-01-0145-FEDER-016581

Referência: PTDC/QEQ-QAN/5955/2014

Título: Nanosensores plasmónicos e excitados com dois fotões baseados em nanomateriais de carbono fluorescentes

Área Científica: Ciências Exatas e da Engenharia

Síntese do Projeto:

Este projeto investiga a síntese de nanopartículas de carbono fluorescente excitadas com dois fotões e com rendimento quântico elevado (CD) e no seu acoplamento com os efeitos plasmónicos de superfície na ponta de uma fibra ótica monomodo.

O acoplamento será conseguido por imobilização camada por camada das CUCNP na ponta da fibra ótica com uma forma otimizada e previamente preparada com nanoestruturas de prata, permitindo uma distância controlável entre as ilhas de prata e os CD. Além disso, os CD serão concebidos para responder seletivamente com uma sensibilidade relativamente elevada à glucose, utilizando estratégias de dopagem e funcionalização, resultando em sensores úteis para a análise de glicose em fluidos biológicos para o diagnóstico de diabetes.

Investigador Responsável: Doutor João Leitão

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT –PTDC/ICDT

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-06-2016

Data de conclusão: 31-05-2019

Instituições participantes no Projeto:  UC (Proponente); FCUP (Participante).

Custo total elegível (EUR): 167.359,20€

Apoio financeiro da UE: 169.554,60€