PINFRA/22161/2016

Acrónimo: PTNMR

Título: Portuguese Nuclear Magnetic Resonance Network

Área Científica: n.a.

Síntese do Projeto: A Rede Portuguesa de Ressonância Magnética Nuclear (PTNMR) é uma RI distribuída por 4 regiões (Norte, Centro, Lisboa e Madeira) envolvendo várias instituições académicas: FCT-UNL, UNL-ITQB, IST-UL, UC, UA, UM, UBI e Uma, que providencia à comunidade científica nacional e internacional (Indústrias e Academia) acesso a uma plataforma nacional de equipamentos, recursos, serviços e conhecimentos em RMN.
A missão da PTNMR é dar apoio científico a actividades de I&D em todas as áreas científicas que requerem a caracterização avançada de materiais (análises de rotina, acesso aos espectrómetros, assistência técnico-científica), promover a colaboração entre a universidade e a indústria, e o apoio a várias actividades de treino avançado. A estratégia para o cumprimento da missão inclui:
-Equipar laboratório académicos com equipamento topo de gama, tornando-os nacional e internacionalmente competitivos, permitindo a realização de ciência de ponta, e treino avançado;
- A criação de novos empregos científicos para implementar o projecto;
-Fortalecer a interacção da PTNMR com a indústria ao promover activamente o acesso da indústria à II;
-Manter a PTNMR como uma II de prestação de serviços internacionalmente atractiva e reforçar a participação internacional em ESFRI relacionadas.
As actividades de I&D realizadas e apoiadas pela PTNMR promovem não só o desenvolvimento de conhecimentos científico-tecnológicos básicos (publicações em revistas de alto factor de impacto e patentes), mas também a cooperação entre instituições de I&D públicas e privadas (a indústria como utilizador final dos serviços prestados pela PTNMR, promoção de projectos conjuntos indústria/universidade), tendo por isso um impacto sócio-económico alargado.

Investigador Responsável: Doutor Rui Brito

Programa de Financiamento: 01/SAICT/2016 - Infraestruturas de Investigação inseridas no RNIE

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A. e FCT-Fundação p/a Ciência e Tecnologia

Data de início: 01-06-2017

Data de conclusão: 30-05-2020

Instituições participantes no Projeto: NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (Proponente); Universidade de Coimbra, Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), IST - Instituto Superior Técnico, Universidade da Beira Interior (UBI), UA - Universidade de Aveiro, Universidade do Minho (UM), Universidade do Porto (UP).

Custo total elegível (EUR): 4.829.609,00€

Apoio financeiro da UE: 3.118.287,50€