Divisão de Projetos e Atividades

Acrónimo: ROSE

Título: ROSE – RObot Sensing for tele-Ecography

Área Científica: Robótica Médica

Síntese do Projeto: O principal objetivo do projeto ROSE – RObot Sensing for tele-Ecography é desenvolver um sistema (denominado ROSE) para o mercado da telemedicina, com base em avanços recentes na tele-ecografia assistida por tecnologias robóticas. Vários investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) têm vindo a trabalhar nesta área nos últimos 7 anos, tendo desenvolvido novas soluções de telecontrolo colaborativo de robôs. O protótipo laboratorial desenvolvido no ISR-UC foi testado com sucesso em exames ginecológicos/obstétricos, abrindo caminho para a entrada no mercado. Cada sistema ROSE inclui duas estações ergonómicas robotizadas (uma do lado médico e outra do lado do paciente), um conjunto de sondas ecográficas dotadas das funcionalidades usuais, um sistema de base de dados de pacientes localizado em ?cloud? e estruturas de comunicação seguras pela internet. Combinando estes elementos, o ROSE permitirá a interação entre múltiplos médicos e pacientes, mitigando inconvenientes de viagens quer do lado do paciente quer do lado médico, e criando novos serviços tais como mentorização técnica à distância e colaboração internacional. Atualmente, não existem soluções maduras no mercado para resolver o problema da tele-ecografia assistida por robô. Na verdade, os sistemas comercializados até então tiveram uma penetração pequena no mercado. As principais razões deste insucesso prendem-se com 1) experiências pouco intuitivas de tele-manipulação devido à ausência de sensações de contacto por parte do médico; 2) Controlo incompleto do posicionamento e orientação do robô por parte do médico, sendo necessário um assistente. O consórcio que promove o projeto ROSE propõe uma solução disruptiva fortemente imersiva e intuitiva, baseada em avanços tecnológicos recentes, utilizando robôs ultraleves controlados em binário e arquiteturas de tele-controlo complacente com realimentação háptica.

Investigador Responsável: Doutor Rui Cortesão

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2017

Data de conclusão: 31-12-2019

Instituições participantes no Projeto: Sensing Future Technologies, Lda (Promotor Líder); Imacentro - Clínica de Imagiologia Médica do Centro, S.A. (Co-Promotor), Universidade de Coimbra (Co-Promotor) e Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (Co-Promotor)

Custo total elegível (EUR): 164.452,13€