Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: POCI-01-0145-FEDER-016403

Acrónimo: MULTIBIOREFINERY

Referência:  SAICTPAC/0040/2015

Título: Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos agroflorestais e das pescas: Um passo em frente na criação de uma iorrefinaria integrada

Área Científica: Biotecnologia Industrial

Síntese do Projeto: MultiBiorefinery visa promoção da bioeconomia Portuguesa através da valorização de subprodutos e resíduos florestais, agroalimentares e da pesca. É um projeto de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar apresentado por um consórcio de seis unidades de investigação com competências complementares para criar sinergias que procurarão capitalizar e otimizar meios e recursos existentes e criar massa crítica para acelerar a produção de conhecimento e soluções para desafios societais, principalmente nos setores de saúde e alimentação, assegurando práticas amigas do ambiente. É nosso objetivo desenvolver e utilizar estratégias multiusos e tecnologias inovadoras e sustentáveis, com recurso à biotecnologia industrial e à química verde, para a valorização de subprodutos com a finalidade de se avançar para uma biorrefinaria verdadeiramente integrada capaz de lidar com matérias-primas diversas. Serão eleitos casos de estudo de subprodutos da floresta (raízes e nós de Eucalyptus globulus e cascas e agulhas de Pinus pinaster), da agricultura (subprodutos de melão, de adega e de tomate) e pesca (espinhas de peixes, águas residuais da salga do bacalhau e de cozedura da indústria de conservas) com vista à sua transformação em produtos de valor acrescentado, através de tecnologias avançadas de conversão em cascata. Os principais produtos finais incluirão biopolímeros e uma gama de compostos bioativos, produtos químicos de base e biocombustíveis. Mais especificamente, o projeto MultiBiorefinery foca-se na extração e caracterização de produtos de alto valor obtidos por técnicas limpas de extração; desenvolvimento de novos processos de transformação química e de bioconversão; formulação de formas adequadas para conservação, utilização e incorporação de extratos bioativos e funcionais; avaliação da toxicidade e bioatividade dos compostos extraídos e formulados usando ensaios pré-clínicos (químicos, enzimáticos, modelos celulares); demonstração de novos processos à escala piloto; e atividades de projeto/conceção de processo e da cadeia de valor, com foco no desenvolvimento de modelos matemáticos que permitam a otimização computacional do processo e o projeto do aumento de escala e a extensão do conceito a outros subprodutos ou cadeias de valor. O projeto MultiBiorefinery visa contribuir para estimular alguns dos eixos estratégicos de desenvolvimento consagrados na Estratégia Nacional de Especialização Inteligente nomeadamente as Tecnologias de Produção e Indústrias de Processo, com especial ênfase nos subtópicos de Química Verde e Biotecnologia Industrial. Além disso, sua visão está alinhada com os conceitos de Economia Circular e Simbiose Industrial e as propostas da Iniciativa Emblemática Europeia de utilização eficiente de recursos no âmbito da Estratégia Europa 2020 de apoio à transição para uma utilização eficiente dos recursos euma economia de baixo carbono de modo a alcançar um crescimento sustentável.

Investigador Responsável: Doutor António Garcia Portugal

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT – PAC

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-01-2017