SII&DT 17775 SASSI

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-017775

Referência: SII&DT 17775 SASSI

Acrónimo: SASSI

Título: SASSI - Sistema de Apoio à decisão de Segurança em Sistemas Informáticos

Área Científica: Inteligência Artificial; Segurança Informática

Síntese do Projeto: O projeto SASSI tem como base o desenvolvimento de uma plataforma web que centraliza, estrutura e permite a visualização da informação relativa à atividade de redes informáticas e das máquinas que nela estão instaladas permitindo ainda a deteção automática de anomalias. A informação é recolhida utilizando técnicas que permitem analisar e registar as atividades de um sistema operativo virtualizado ou diretamente instalado numa máquina física. A análise será feita de forma furtiva para garantir elevada imunidade às tentativas de intrusão utilizadas por software ou utilizadores maliciosos.
No âmbito deste projeto está também prevista a parte de deteção automática de anomalias. Os registos de atividade dos sistemas operativos serão processados com recurso a algoritmos de inteligência artificial por forma a detetar vulnerabilidades do tipo zero day exploits, ou seja: vulnerabilidades que ainda não são conhecidas mas que estão a ser exploradas para atacar sistemas computacionais.

Investigador Responsável: Doutor Joel Perdiz Arrais

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 16-06-2016

Data de conclusão: 31-05-2019

Instituições participantes no Projeto: Visionspace Technologies, Lda (Promotor Líder), Instituto Superior de Engenharia do Porto (Copromotor), Universidade de Coimbra (Copromotor)

Custo total elegível (EUR): 103.226,47€