Divisão de Projetos e Atividades

Referência: SII&DT 17789 VinylGreen

Acrónimo: VinylGreen

Título: Produção de tubos de PVC isento de ftalatos

Área Científica: Engenharia Química/Tecnologias dos Materiais/Tecnologias Agrárias e Alimentares

Síntese do Projeto: O mercado de produtos flexíveis utilizados em contacto alimentar tem uma importância estratégica no contexto nacional e internacional, prevendo-se um crescimento constante ao longo dos anos. Pelas suas propriedades, o PVC é um dos polímeros mais utilizados neste tipo de aplicações, particularmente aquelas relacionadas com funções de desgaste. O ajuste das propriedades mecânicas do PVC é efetuado atualmente com o recurso a plastificantes externos, tipicamente ftalatos, o que acarreta diversos problemas que advêm de um processo de migração destes compostos para o exterior da matriz de PVC. Este facto introduz problemas de segurança alimentar devido ao contacto com os plastificantes, que apresentam alguma toxicidade. Este facto é agravado pela acumulação destes produtos no organismo humano. O VinylGreen tem por objetivo desenvolver uma nova gama de plastificantes de base natural que serão sintetizados de forma a maximizar o seu efeito plastificante. A abordagem proposta visa o desenvolvimento de métodos de síntese passíveis de serem utilizados à escala industrial, e a síntese de estruturas químicas que permitam simular uma interação com o PVC semelhante à que ocorre com a utilização de ftalatos. O desenvolvimento destes plastificantes permitirá aumentar a biodegradabilidade dos materiais, e encontrar uma solução definitiva que não envolve a utilização compostos tóxicos. O consórcio promotor integra 3 entidades: a Politejo, que têm uma experiência mais de 20 anos na produção de perfis de PVC; a Componit, que desenvolve formulações inovadoras para PVC desde a sua fundação, e a Universidade de Coimbra, que tem uma vasta experiência em processos sínteses de polímeros e sua aplicação à escala industrial. O conhecimento que será criado constituirá uma importante mais-valia para a afirmação das empresas como líderes no mercado nacional, e altamente competitivas no quadro internacional.

Investigador Responsável: Doutor Jorge Coelho

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2017

Data de conclusão: 31-12-2019

Instituições participantes no Projeto: Politejo - Indústria de plásticos, S.A. (Promotor Líder); Componit, Lda.; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 2.423.437,33€