Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: EEA GRANTS - REF.215SM5

Acrónimo: mh - Crisis Impact

Referência: 215SM5

Título: Evaluating and improving the access to mental health services of people affected by the economic crisis in Portugal based on a new understanding of the effects of the crisis on mental health of the population

Área Científica: Melhoria dos serviços de saúde mental

Síntese do Projeto: Com financiamento do EEA Grants, as organizações portuguesas e norueguesas que participam neste projecto trabalham em conjunto para avaliar e melhorar o acesso das pessoas afectadas pela crise económica em Portugal aos serviços de saúde mental, com base numa nova compreensão dos efeitos da crise sobre a saúde mental da população.
Espera-se obter uma nova compreensão dos efeitos da crise económica em Portugal sobre a saúde mental das populações, comparando os dados epidemiológicos sobre as perturbações mentais, os determinantes e a utilização dos serviços, a partir de uma amostra representativa da população Portuguesa, antes e depois da crise. Os dados serão utilizados para propor novas políticas, programas e intervenções que visem a redução das desigualdades ao nível da saúde e dos problemas de saúde mental relacionados com a crise.
Este projecto contribuirá para os principais objectivos do Plano Nacional de Saúde (PNS), uma vez que visa maximizar os ganhos em saúde de um grupo vulnerável da população através da participação e envolvimento das partes interessadas no sistema de saúde com foco no acesso, qualidade e cidadania. Além disso, contribuirá também para os objectivos do Plano Nacional de Saúde Mental (NMHP) na medida em que visa garantir o acesso equitativo a cuidados de qualidade a um grupo especialmente vulnerável e reduzir o impacto das perturbações mentais neste grupo.

Investigador Responsável: Professora Doutora Ana Paula Santana Rodrigues

Programa de Financiamento: EEA Grants

Instituição Financiadora: EEA GRANTS

Data de início: 09-04-2015