Divisão de Projetos e Atividades

Código da Operação: 2012 – 2646 / 001 – 001 – EMA2

Acrónimo: Preciosa

Referência: 2012 – 2646 / 001 – 001 – EMA2

Título: PRogramme of Exchange and Cooperation for International Studies between Europe and South America

Área Científica: Diversas áreas de estudo

Síntese do Projeto: Os consórcios Erasmus Mundus External Cooperation Window (ECW) e Action 2, financiados pela Comissão Europeia, promovem a cooperação institucional no domínio do ensino superior entre a União Europeia e países terceiros, através de um sistema de mobilidade baseado no intercâmbio de estudantes e pessoal académico para fins de estudo, ensino, formação e investigação nas mais diversas áreas do conhecimento, mas em particular, naquelas consideradas como prioritárias para o desenvolvimento de determinadas áreas geográficas.
No âmbito destes consórcios, os estudantes e pessoal académico beneficiam da atribuição de bolsas de estudo que lhes dão a possibilidade de estudar na Europa e no estrangeiro, ao mesmo tempo que as universidades participantes aumentam as suas capacidades, criam pólos de excelência e ganham visibilidade internacional.
Neste caso em concreto, o objetivo principal é:
"On one side the focus will be put on priorities in education progress common to the whole LA region, as they were identified by the national governments and the international institutions active in the field. On the other side, account will be taken of the needs of each sub-region and country involved, where the emphasis will be put on the study/training abroad experience of a group of grantees who will become, on their return, “active agents for change” in their fields of study/work."

Investigador Responsável: Professor Doutor Joaquim Ramos de Carvalho

Programa de Financiamento: Erasmus Mundus

Instituição Financiadora: Comissão Europeia (Università degli Studi di Padova)

Data de início: 15-07-2012

Data de conclusão: 14-07-2016

Instituições participantes no Projeto: Proponente: Università degli Studi di Padova, Italy
Coordenação Adjunta: Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú
Parceiros:
- da America Latina: Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú; Universidad Autónoma “Juan Misael Saracho”, Bolivia; Universidad Mayor, Real Y Pontificia San Francisco Xavier De Chuquisaca, Bolivia; Universidad de Los Lagos, Chile; Universidad Nacional de la Amazonía Peruana, Perú; Universidad Nacional de Chimborazo, Equador; Universidad Nacional de Córdoba, Argentina; Universidad Nacional de Itapúa, Paraguai; Universidad Nacional de La Plata, Argentina; Universidad de la República, Uruguai; Universidad Simon Bolivar, Venezuela; Universidade Federal da Bahia, Brasil.
- da Europa: Università degli Studi di Padova, Itália; Università di Bologna, Itália; Karl-Franzens-Universität Graz, Austria; Universidad de Granada, Espanha; Universidad de Salamanca, Espanha; Universidade de Coimbra, Portugal;
Université Montpellier 2 Sciences et Techniques, França; Uppsala University, Suécia.

Instituições Associadas:
Instituições Regionais: Secretaría General de la Comunidad Andina, Perú; Presidencia de la Organización Universitaria Interamericana (OUI), Perú; Asociación de Universidades Grupo Montevideo, Uruguai; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina; Cooperacion Latino Americana de Redes Avanzadas, Uruguai

Universidades: Universidad Nacional de Catamarca, Argentina
Universidad Nacional de Salta, Argentina; Universidad Nacional del Litoral, Argentina; Universidad Mayor de San Andrés, Bolivia; Universidad de Santiago de Chile, Chile; Universidad de los Llanos, Colombia; Universidad del Rosario, Colombia; Universidad Nacional, Costa Rica; Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, Cuba; Universidad de La Habana, Cuba; Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México; Universidad de Guadalajara, México; Universidad Nacional De Trujillo, Perú; Universidad Autónoma de Chiriquí, Panamá; Universidad Especializada de las Américas, Panamá; Universidad Centroccidental “Lisandro Alvarado”, Venezuela.

Instituições públicas: Consejo Nacional de Ciencia, tecnologia e Innovacion Tecnologica, Perú; Ministerio de Cultura de Perú, Perú.

ONG: Corporación RIMISP - Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural, Chile; Centro para la Participación y el Desarrollo Humano Sostenible, Bolivia; Pastoral de Movilidad Humana Bolivia, Bolivia; Fundacion Investigacion y Desarrollo Amazonico (IDEA), Equador; Gestion Local, Paraguai.

Outras Instituições do mundo universitário: Asamblea Nacional de Rectores, Perú; Red de Cooperación Internacional de las Universidades Nacionales, Argentina.

Custo total elegível (EUR): 3.319.600,00€

Apoio financeiro da UE: 3.319.600,00€