SII&DT 3472 TexBioPro

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-003472

Referência: SII&DT 3472 TexBioPro

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: TexBioPro

Título: Funcionalização de substratos têxteis com micropartículas biodegradáveis produzidas em processo contínuo

Área Científica: Engenharia Química

Síntese do Projeto: Num sector competitivo e exigente como a indústria têxtil, produtos funcionalizados, obtidos pela utilização de tecnologias emergentes, como a microencapsulação de princípios ativos e subsequente incorporação nos têxteis, trazem mais valias importantes e diferenciadoras. Através desta tecnologia consegue-se introduzir novas características nos tecidos, inserindo no mercado têxteis multifuncionais que apresentam propriedades únicas e inovadoras. O uso da técnica de microencapsulação permite a incorporação de compostos ativos nas fibras, impedindo a sua perda ou libertação durante os processos de lavagem e prolongando a sua função e durabilidade. O desenvolvimento de processos flexíveis e amigos do ambiente é também fundamental para responder mais rapidamente às exigências do mercado, satisfazendo assim as necessidades do cliente, tornando esta indústria mais competitiva apostando na qualidade e inovação.

Investigador Responsável: Doutor Pedro Simões

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-04-2016

Data de conclusão: 31-03-2019

Instituições participantes no Projeto: Devan - Micropolis, S.A. (Promotor Líder); Universidade de Coimbra; Universidade do Porto

Custo total elegível (EUR): 507.309,70€