Operação nº 007552 UC-VOICE

Acrónimo: UC-VOICE

Título: UC-voice: Expansão e modernização da rede de voz e dados da UC

Área Científica: Promoção das TIC na administração e serviços públicos

Síntese do Projeto: O projeto tem por objetivos o reforço, a simplificação e a modernização da infraestrutura de comunicações de voz de toda a Universidade de Coimbra, tendo em vista a implementação de uma solução de VoIP nativo, integrada na rede privativa de comunicações do Ministério da Educação e Ciência  (VoIP@RCTS). Este projeto é crucial para implementar uma infraestrutura de comunicações de voz e dados unificada, para racionalizar os custos de operação e manutenção da infraestrutura e melhorar os níveis de atendimento e qualidade de serviço da Universidade.
Para atingir os objetivos anteriormente referidos, deverão ser concretizadas as seguintes atividades:
- Conclusão do processo de migração para VoIP nativo de toda a Estrutura Central da UC;
- Substituição das centrais telefónicas da TDM;
- Minimizar o número de media-gateways, limitando-os ao número estritamente necessário para assegurar a operacionalidade da rede de voz em caso de quebra do acesso à RCTS;
- Atualização de ativos de rede para suporte à migração para VoIP nativo;
- Instalação de telefones VoIP nas unidades orgânicas.

Investigador Responsável: Doutor Vítor Manuel Bairrada Murtinho

Programa de Financiamento: PT2020 - SAMA