a carregar...

UC.PT

Ajuda aos refugiados na UC

Conferência "Destino: Europa": sensibilizar a comunidade estudantil para a problemática dos refugiados



Na segunda-feira, 23 de novembro, pelas 15 horas, o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) recebe a conferência “Destino: Europa”. Organizada por estudantes dos núcleos de estudantes de Antropologia e de Relações Internacionais da Associação Académica de Coimbra (AAC), a iniciativa pretende ser uma sessão de informação e esclarecimento sobre a atual polémica dos refugiados e sua entrada na Europa, com o objetivo de sensibilizar a comunidade estudantil para a problemática.

“Quem são os refugiados, o que qualifica um refugiado, de onde vêm os fundos e como vai ser a sua integração em Portugal”. Estas são algumas das muitas perguntas às quais a sessão pretende dar resposta. A estudante de Antropologia na UC, Maria Figueira, é uma das organizadoras do evento e esclarece que o objetivo “não é impor ideias” mas sim “dar factos completos para que, a partir daí, possamos fazer um juízo mais concreto e objetivo”.

Também Fabiana Faria faz parte da organização da conferência “Destino: Europa”. A estudante de Antropologia declara que, para além de informar, pretende-se que “as pessoas ganhem consciência do que se está a passar e sensibilizar para este problema atual”.

A sessão, que conta com o apoio da UC, vai ter como oradores convidados professores e investigadores especialistas  na matéria, bem como instituições que atuam em áreas relacionados com o tema. Os docentes Pedro Góis, Daniel Pinéu e Fernando Florêncio, bem como Daniela Nascimento, Licínia Simão e Maria João Guia e a doutoranda Marília Moraes são os intervenientes confirmados. “Destino: Europa” conta ainda com a presença do Grupo Amnistia Internacional de Coimbra e da  Plataforma de Apoio ao Refugiados (PAR).

A programação completa da conferência bem como informações adicionais podem ser encontrados em https://www.facebook.com/events/776496772477613/