Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Alexandre Ramires

Alexandre Manuel Severino Afonso Ramires licenciou-se em Física, ramo educacional, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) em 1983. É, desde 1998, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra. Foi membro do Conselho Editorial da revista “Estudos do Século XX” e coordenador do processo de instalação e dinamização da Imagoteca da Câmara Municipal de Coimbra (serviço de investigação, arquivo e mostra de imagens), de 1996 a 2000. 

Recebeu ainda a Avaliação de Excelente para reconhecimento do Mérito Excecional, atribuída pelo Ministério da Educação, em 1999.

Alexandre Ramires tem como principais áreas de investigação a História, Técnica, Autoria e Linguagem da Imagem Fotográfica em Coimbra e a História da Fotografia. 

Veja aqui a escolha deste Antigo Estudante da FCTUC. 

Passado Ao Espelho   

Passado Ao Espelho


No Museu da Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra esteve patente ao público uma exposição que permitiu divulgar a existência, no espólio do Museu da Física, de máquinas que têm um lugar incontornável na História da Fotografia em Portugal bem como mostrar imagens de Coimbra dos começos da fotografia e que são praticamente desconhecidas.

Ver A República   

Ver A República

“Ver a República” foi uma exposição sobre o papel da imagem na construção do ideário republicano e na luta política nos anos que antecederam e se seguiram à implantação da República. Do retrato à fotografia dos acontecimentos ou do quotidiano da época, passando pela caricatura mordaz, muito do imaginário desse período foi construído através da imagem.

Fonte: www.centenariorepublica.pt
www.noticias.universia.pt

Envie-nos o seu próprio comentário sobre estes ou outros livros, para contacto-redeuc@uc.pt

Veja também quem já está na Rede UC, e divulgue aos seus colegas.