Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Helena Freitas

Helena Maria de Oliveira Freitas doutorou-se em Ecologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) em 1993 e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, em 1994/95. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da, FCTUC, onde integra o Conselho Científico. Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Foi Presidente da Liga para a Proteção da Natureza entre 1999 e 2002 e, foi ainda primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005). É também diretora do Centro de Ecologia Funcional. A sua principal área de investigação é a ecologia vegetal, com especial incidência sobre a ecofisiologia de populações e comunidades vegetais terrestres e costeiras.

Atualmente é Vice-Reitora da Universidade de Coimbra para as relações institucionais.

Veja aqui a escolha desta Antiga Estudante da FCTUC.



A Criação

A Criação

de E.O. Wilson

No livro A Criação de E. O. Wilson este defende que a ciência e a religião não têm de ser forças antagónicas. O autor explica que há fortes razões ambientais e espirituais para estarmos preocupados com a poluição, o aquecimento global e o rápido declínio da diversidade biológica da Terra. Wilson sugere que se estas duas forças, ciência e religião, pudessem ser combinadas numa aliança de respeito mútuo, em que as diferenças metafísicas básicas fossem postas de lado ao serviço de objetivos do mundo real, alguns dos maiores problemas do século XXI poderiam ser rapidamente solucionados. Além disso E.O. Wilson conduz o leitor numa visita guiada ao mundo vivo. Desde os recifes de coral, ricos em espécies - as «florestas húmidas» do mar - às quase seis mil espécies de anfíbios conhecidas em todo o mundo. Para o autor de A Criação, o declínio acentuado do mundo vivo prenuncia o nosso próprio declínio.



Fonte: www.fnac.pt

Envie-nos o seu próprio comentário sobre estes ou outros livros, para contacto-redeuc@uc.pt

Veja também quem já está na Rede UC, e divulgue aos seus colegas.