a carregar...

UC.PT

Arquivo da Universidade

Boletim do AUC

Último n.º do BAUC

Números anteriores

O Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra é uma publicação de periodicidade anual vocacionada para a edição de trabalhos e pesquisas no âmbito da Arquivística e da História, dando preferência aos que têm por objeto acervos existentes no Arquivo da Universidade de Coimbra. Visa estimular o debate pluridisciplinar no âmbito da Ciência da Informação e da História e dar a conhecer a atividade que nestes domínios se desenvolve em Portugal e em especial no referido Arquivo.

O Boletim teve o seu primeiro número publicado em 1973 e, a partir do volume XXV, de 2012, passa a ter apenas edição on-line, estando aberto à colaboração de investigadores nacionais e estrangeiros.

O Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra está indexado na Web of Science (Thomson Reuters/ESCI), no Latindex, no European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH PLUS) e na SCOPUS.


Órgãos

O Boletim tem uma Direção, um Conselho de Redação, um Conselho Externo de Consultores, bem como um Coordenador de cada volume.


Estrutura e formato

O Boletim terá uma extensão média equivalente a 150 páginas de texto e os artigos publicados podem ser descarregados pelo leitor através da página web onde estarão albergados.

Será composto por três partes: Instrumentos de Pesquisa Arquivística, Estudos e Recensões críticas.

Normas de publicação

O Boletim aceita artigos e recensões publicados em português, espanhol, francês e inglês, com uma extensão máxima (incluindo notas de rodapé) de 50 mil carateres, num ficheiro Word ou compatível. O ficheiro deve ser enviado através da plataforma OJS disponível em http://impactum-journals.uc.pt/boletimauc.

Os textos a submeter devem obrigatoriamente ser originais e ter rigor científico, não se aceitando aqueles que possuam um cariz de divulgação. Devem ainda incorporar um resumo/abstract, em Português e Inglês, com um máximo de 500 caracteres, bem como a indicação de 3 palavras-chave nos dois idiomas referidos, além da identificação do autor (instituição, telemóvel e e-mail).

Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.


Estilo

Os textos deverão ser redigidos de acordo com o acordo ortográfico e apresentados em letra Times New Roman, corpo 12, a espaço e meio de entrelinha, com parágrafos 1,25.

O título do artigo deve ser alinhados à direita, em tamanho 14, negrito e, dois parágrafos a baixo, a sua versão em inglês mantendo o mesmo estilo.

Os subtítulos do artigo devem ser alinhados à direita, em tamanho 12, negrito.

O nome do(s) autor(es) deve(m) figurar na linha imediatamente a seguir ao título na versão em inglês, em maiúsculas, alinhados à direita, em tamanho 12, seguido do cargo ou função que exerce e da instituição a que pertence e do endereço de correio eletrónico institucional ou pessoal.

As notas de rodapé (em letra Times New Roman, corpo 10, com espaço simples de entrelinha) deverão ser reduzidas ao essencial.

Todos os textos devem incluir uma bibliografia final que deverá incluir por ordem alfabética as obras explicitamente referidas no texto ou em notas.

As citações que não excedam duas linhas devem integradas no corpo do texto, entre aspas. Excertos de maiores dimensões, deverão ser citados em parágrafo(s) distintos, entre aspas, com entrada de  1,25 cm do lado esquerdo, de tamanho e entrelinhamento iguais aos das notas de rodapé (corpo de letra 10 e entrelinhamento simples).

Na citação e referenciação documental e bibliográfica segue-se a NP 405-1 com ligeiras adaptações.

Assim, no respeitante à referenciação documental, elas deverão integrar todos os elementos necessários a uma rigorosa identificação da espécie, devendo adotar-se o seguinte modelo:

Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (Lisboa) – Conselho Geral do Santo Ofício, Livro 123, fl. 3.

As referências bibliográficas a figurar em nota de rodapé deverão indicar, qualquer que seja a natureza da publicação (livro, artigo, etc.), o apelido do(s) autor(es) (em maiúsculas), o ano de publicação da obra e a(s) página(s) a que corresponde a citação (ex: SOUSA, 2003: 455). Se se tratar de obras de dois autores, deverão indicar os apelidos de ambos, separados por & (ex: SOUSA & LOPES, 1997: 123). No caso de diversos autores, ao apelido do primeiro autor deve seguir-se a expressão et al. (ex: FERNANDES et al., 2010: 132). No caso de autor com mais do que uma obra referida na bibliografia e publicada no mesmo ano, deve acrescentar-se ao ano de publicação uma letra correspondente à ordenação alfabética da bibliografia (ex: ANTUNES, 2002a: 56).

As referências bibliográficas do elenco final de Bibliografia seguem a seguinte matriz:

Monografias:

CAEIRO, Francisco (1961) – O arquiduque Alberto de Áustria. Lisboa: Edição do autor.

Publicações periódicas:

VIEIRA, Domingos Lourenço (2011) – A trajectória histórica da noção de ingerência humanitária. Humanística e Teologia. 32, 1, p. 337-356.

Capítulos de obras coletivas:

BRÉHIER, L. (1951) – La legende dês sages paiens à Byzance. In PÈERIN, Charles (org.) – Mélanges d´histoire du Moyen Age dediès à la memóire de Louis Halphen. Paris: Presses Univeristaires de France, p. 61-70.

Teses:

AMARAL, André (2002) – A guerra de Tróia. Paraná: [s. n.] (tese de doutoramento em História apresentada à Universidade do Paraná).

Monografias em suporte eletrónico:

AMARAL, Luís Carlos (2007) – Formação e desenvolvimento do domínio da diocese de Braga no período da Reconquista (séc. IX-1137). Disponível em <http://www.letras.up.pt/luisamaral.pdf> (acedido em 12/09/2010).


Direitos de publicação

Os autores dos artigos cedem ao Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra todos os direitos de publicação de artigos que sejam aprovados para publicação. 


Calendarização

O Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra é publicado entre maio e julho de cada ano.

Para o número XXXI, a publicar em 2018, aceitam-se para publicação textos submetidos até 31 de dezembro de 2017. 

Para enviar as propostas de artigos deve registar-se na plataforma OJS (Open Journal System), através do seguinte endereço:http://impactum-journals.uc.pt/index.php/boletimauc/user/register. No formulário de registo deverá preencher os campos assinalados como obrigatórios (*) e escolher a opção de registo como AUTOR.

Para qualquer esclarecimento ou dúvida, contactar a coordenadora deste volume, Dra. Gracinda Guedes, através do seguinte email: gracinda.guedes@auc.uc.pt