a carregar...

UC.PT

Biblioteca Geral

Sala de S. Pedro

Sala de S. Pedro


O salão nobre do edifício da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é a chamada Sala de São Pedro. Revestida de estantes e de mobiliário do século XVIII, contém cerca de 8 mil volumes sobre Teologia, Filosofia, História e Humanidades.

Entre os 22 colégios universitários existentes em Coimbra até 1834, contava-se o Real Colégio de São Pedro, criado em 1545 pelo canonista Rui Lopes de Carvalho e instalado, desde 1572, junto ao Paço da Alcáçova. O Colégio foi extinto em 1834. Ao contrário do que aconteceu com outros, porém, a sua biblioteca, com espécies dos séculos XVI a XIX, conservou-se intacta por ter estado afeta ao uso da Família Real e do Reitor.

Em 1917, o Senado Universitário cedeu à Faculdade de Letras esta biblioteca, tendo então sido todo o seu espólio transferido para sala própria.

Em 1950, com a mudança da Faculdade para o atual edifício, ficou decidido que a biblioteca do Colégio de S. Pedro permanecesse no mesmo local, à guarda da Biblioteca Geral. Era então Diretor da Biblioteca Geral Manuel Lopes de Almeida.