Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

#joanina300anos

Primeira Biblioteca

Para integrar a 20ª Semana Cultural da UC, sob o mote “Oh as casas”, a Prof. Doutora Luísa Trindade curou de organizar uma exposição evocativa da época de D. João V, que marcasse os 300 anos do início da construção (1717-1728) da biblioteca barroca de Coimbra. 

Patente (em modo muito condensado) na Sala do Catálogo da Biblioteca Geral, logrou atrair alguma atenção e críticas benévolas durante o breve período em que esteve exposta, em março passado. Repõe-se agora em versão bilingue para instrução e desfrute pelo público muito variado que atravessa os espaços da Biblioteca Joanina. Para que não vejam esta biblioteca como algo de belo porém anómalo, mas como uma realização perfeitamente adequada aos interesses do Rei e da Universidade de então.

De teor propositadamente diversificado, e muito selecionados, devido à abundância das excelentes edições do período joanino e à escassez de espaço disponível, os documentos reunidos nesta exposição espelham a dimensão de abertura aos valores da Europa setecentista que a Casa da Livraria representa. Tais valores contribuíram para a atribuição à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra da Marca do Património Europeu/European Heritage Label, em 2014.

Biblioteca Joanina | Piso Intermédio | de 27 de Julho a 21 de Setembro de 2018